Airbus, um português e furor na Taça. Duas equipas ainda não sabem o que é ganhar

A atual temporada já vai para lá de metade, mas ainda há duas equipas dos primeiros escalões da Europa que não sabem o que é ganhar um jogo do campeonato.

Uma delas vem do País de Gales e tem um nome, no mínimo, bizarro. O Airbus UK Broughton milita na primeira divisão galesa após ter conseguido a promoção na época passada. No entanto, esta campanha está a ser um verdadeiro pesadelo para equipa que carrega o nome de uma empresa de construção de aeronaves.

A equipa foi fundada em 1946 por trabalhadores da fábrica em Broughton, no País de Gales, ainda antes de ser comprada pela Airbus. A fábrica produz agora asas para muitas das aeronaves comerciais da empresa, incluindo os modelos A320, A330, A350 e A380.

Em 23 jogos disputados a JD Cymru Premier, o principal escalão de futebol do país, o Airbus UK Broughton continua sem vencer. O clube tem 13 golos marcados e 70 sofridos, contando apenas com um empate. Devido a uma dedução de três pontos, o clube está em último na tabela classificativa, com -2 pontos.

No plantel está o luso-guineense Mamudo Dabo, de 25 anos. O avançado até já marcou um golo nesta temporada, precisamente no único empate, a quatro bolas. O adversário marcou aos 90 minutos, evitando assim o triunfo do emblema de Broughton.

Meias-finais da Taça de Itália

A outra equipa europeia que ainda não venceu qualquer jogo do campeonato é o Cremonese, de Itália. Curiosamente, o emblema da Lombardia está nas meias-finais da Taça de Itália, após ter eliminado a AS Roma, de José Mourinho.

Antes disso, o Cremonese já tinha eliminado o Nápoles, o atual líder da Serie A. A Fiorentina separa-os agora da final da Taça, frente a Inter ou Juventus.

Para o campeonato, a situação do clube está bem pior. No último lugar da tabela, a equipa treinada por Davide Ballardini conta com oito empates e 14 derrotas em 22 partidas.

Entre outros, o Cremonese tem o francês Soualiho Meité, médio emprestado pelo SL Benfica. O romeno Vlad Chiriches também esteve uma temporada nas camadas jovens dos ‘encarnados’, tendo depois jogado em clubes como Tottenham e Nápoles.

[sc name=”assina” by=”Daniel Costa, ZAP” ][/sc]


Comentários

2 comentários a “Airbus, um português e furor na Taça. Duas equipas ainda não sabem o que é ganhar”

  1. Avatar de José Eduardo de Oliveira Madeira
    José Eduardo de Oliveira Madeira

    Se a Airbus só foi criada em 1970, como é que o clube foi fundado em 1946 por trabalhadores da fábrica da Airbus?

    1. Caro José,
      Obrigado pelo reparo. O erro foi corrigido.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *