Na última jornada de 2017/18, o Benfica ultrapassou o Sporting graças a uma grande penalidade no jogo decisivo. Ministério Público investiga, presidente minhoto nega.
13 de Maio de 2018. Um ano depois da celebração do inédito tetracampeonato, o Benfica celebrou o segundo lugar.
O FC Porto já era campeão. O Benfica chegou à última jornada atrás do Sporting (empatado na classificação mas em desvantagem no confronto directo).
Na ronda decisiva, enquanto o Sporting perdia frente ao Marítimo por 2-1, com um famoso “frango” de Rui Patrício já nos descontos, o Benfica bateu em casa o Moreirense por 1-0. E assim conseguiu o apuramento para a Liga dos Campeões seguinte, deixando o Sporting na Liga Europa.
O golo foi apontado por Jonas, no início da segunda parte, na conversão de uma grande penalidade.
A falta que originou esse golo foi cometida por Alfa Semedo. Grimaldo cruzou e o médio do Moreirense cortou a bola com a mão.
Esse é o momento que está a ser investigado pelo Ministério Público.
De acordo com a CNN, o Ministério Público suspeita de corrupção desportiva por parte dos “encarnados”.
O Benfica pagou ao Moreirense 2.5 milhões de euros por metade do passe e dos direitos desportivos de Alfa Semedo (que passou pelos juniores do Benfica e pertencia aos quadros da Luz um ano antes deste jogo).
O pagamento terá sido feito depois desse duelo, como contrapartida por essa grande penalidade decisiva cometida pelo jogador.
O presidente do Moreirense, Vítor Magalhães, já disse ao jornal Record que o clube minhoto nada fez de ilegal: “Não há, nem pode haver, nada que nos possam apontar”.
2.5 milhões de euros são um valor muito baixo, tendo em conta os 43 milhões que o Benfica recebeu por se ter qualificado para a Liga dos Campeões.
Alfa Semedo esteve na Luz apenas durante a primeira metade da época seguinte. Depois foi cedido a Espanhol, Nottingham Forest e Reading. Em 2021 assinou pelo Vitória de Guimarães e agora está no Al-Tai.
O emblema lisboeta é assim suspeito de corrupção desportiva. O Ministério Público considera que o resultado foi viciado.
Este é mais um “episódio” do processo que envolve o Benfica desde 2018.
[sc name=”assina” by=”ZAP” ]
Deixe um comentário