Pela primeira vez no principal campeonato inglês, há 5 pontos a separar 9 equipas. A luta vai ser intensa até Maio…
Quando se fala em Premier League 2022/23, a primeira palavra que deverá surgir logo na conversa é Arsenal.
Surpresa para muitos: a equipa de Londres, afastada do topo do futebol inglês há anos, lidera o campeonato com 66 pontos, mais cinco do que o Manchester City. Faltam 11 jogos.
Depois desses dois (únicos) candidatos ao título, aparecem lá longe Manchester United, Tottenham, Newcastle e Liverpool – todos em lugares europeus, para já; os dois primeiros com acesso à Liga dos Campeões.
Ainda a pensar no sexto lugar, sinónimo de Liga Europa, estarão Brighton & Hove, Fulham, Brentford, Chelsea (decepção, 10.º lugar) e Aston Villa.
Depois da turma de Birmingham, cria-se um fosso. Há 8 pontos a separar o Aston Villa do Crystal Palace, respectivamente 11.º e 12.º classificados.
Mas a partir daí, e até ao último lugar, só há 5 pontos de distância. Entre o 12.º classificado e o 20.º há apenas 5 pontos a separar essas 9 equipas.
Nunca tinha acontecido após 26 jornadas da Premier League, sublinha o portal Squawka:
For the first time in Premier League history, as few as five points separate 12th from bottom of the table after 26 games. 🤏
If the #CheltenhamFestival did the race for survival…
— Squawka (@Squawka) March 15, 2023
Vamos à lista: Crystal Palace, Wolverhampton, Nottingham Forest, Everton, Leicester City, West Ham, Bournemouth, Leeds United e Southampton.
Duas equipas são destacadas pelo Squawka: o “português” Wolverhampton, que começou mal mas mudou de táctica (de treinador, quando Lage saiu e Lopetegui entrou) e progrediu a partir daí; e o campeão de 2016, o Leicester, que começou a época em modo desastre (em sete jornadas, um empate e seis derrotas) mas depois acordou e tem lutado – embora com quatro derrotas nos últimos quatro jogos.
Prevêem-se dois meses de luta intensa, na fuga aos três últimos lugares, que ditam a descida ao Championship.
Haverá muitos duelos entre rivais directos. Já no próximo sábado vem aí um Wolverhampton-Leeds. E na jornada seguinte, a 1 e 2 de Abril, repare na ementa: Crystal Palace-Leicester, Nottingham Forest-Wolverhampton e West Ham-Southampton.
[sc name=”assina” by=”Nuno Teixeira da Silva, ZAP” ]
Deixe um comentário