Ajudado pela qualidade dos futebolistas belgas, o novo seleccionador de Portugal teve ano brilhante. Estreia em Alvalade com lotação esgotada.
Portugal vai iniciar dois percursos no mesmo jogo, quando na próxima quinta-feira receber o Liechtenstein.
Esse duelo marca o início da fase de qualificação para o Europeu 2024, num Grupo J que tem ainda Luxemburgo (adversário dos lusos na próxima semana), Bósnia-Herzegovina, Islândia e Eslováquia.
O mesmo jogo marca o início da “era” Roberto Martinez, o sucessor de Fernando Santos.
A estreia do novo seleccionador nacional vai ter lotação esgotada. A Federação Portuguesa de Futebol informou que já não há bilhetes para Alvalade, para o jogo que começa às 19h45.
Há expectativa natural por parte dos portugueses: quase uma década depois, o seleccionador nacional é outro.
Roberto Martinez, 49 anos, já teve um percurso imaculado ao longo de um ano civil – e precisamente na qualificação para um Europeu, o Euro 2020.
Todos os 10 jogos dessa fase de qualificação disputaram-se em 2019. A Bélgica venceu…todos.
O Grupo I tinha Bélgica, Rússia, Escócia, Chipre, Cazaquistão e San Marino. Obviamente não tinha qualquer grande potência do futebol europeu mas tinha as perigosas Rússia e Escócia.
A Bélgica não perdoou: 10 jogos oficiais realizados em 2019, 10 vitórias. Incluindo goleadas nos dois duelos que seriam mais complicados: 4-0 na Escócia, 4-1 na Rússia. Goleou Chipre por 6-1 e San Marino por 9-0.
40 golos marcados, 3 sofridos.
Com este percurso sem falhas, a Bélgica foi mesmo a primeira selecção a apurar-se para a fase final do Europeu 2020 – quando ainda faltavam três jornadas para o fim.
Portugal nunca conseguiu um registo 100% vitorioso em qualificações. Nem quando as fases eram mais curtas (no Mundial 1966 e Europeu 1984).
O melhor que conseguiu em fases alargadas foi, já com Fernando Santos, perder apenas uma vez e vencer todos os outros jogos – Europeu 2016 e Mundial 2018. Antes, conseguiu passar uma fase de qualificação inteira sem perder: para o Mundial 2002, com sete vitórias e três empates.
Voltando a Roberto Martinez: foi seleccionador da Bélgica entre 2016 e 2022. Destacou-se o terceiro lugar conquistado no Mundial 2018, numa equipa com Courtois, Kompany, Vertonghen, Witsel, De Bruyne, Hazard, Lukaku…
[sc name=”assina” by=”Nuno Teixeira da Silva, ZAP” ]
Deixe um comentário