Cristiano Ronaldo voltou a ser titular na Selecção Portuguesa, diante do Liechtenstein, na qualificação para o Euro 2024, e bateu mais um recorde. Também marcou dois golos… ou três porque, afinal, teve intervenção no golo de Cancelo que abriu o marcador.
Foi fácil, mas longe de brilhante, a estreia de Portugal na fase de qualificação do EURO 2024 e a de Roberto Martínez no banco da seleção lusa, num jogo que terminou com a vitória de Portugal por 4-0.
A UEFA só atribuiu dois golos a Cristiano Ronaldo na vitória sobre o Liechtenstein.
Mas, afinal, o avançado tocou na bola depois do remate de João Cancelo que inaugurou o marcador. O esférico toca-lhe de raspão num pé antes de entrar no fundo das redes, como assinalam alguns jornais estrangeiros.
❗️
Should this count as a Cristiano Ronaldo goal? 👀
*Note: This was given as a Cancelo goal and UEFA haven’t given it to Ronaldo yet but if they do Ronaldo would end up having a hat-trick.
— The CR7 Timeline. (@TimelineCR7) March 23, 2023
Nas imagens do lance, vê-se que depois de a bola entrar na baliza, ele levanta imediatamente o braço, como que a reclamar o golo. Mas imediatamente o baixa, talvez lembrando-se da polémica do Mundial 2022 quando Ronaldo reclamou o primeiro golo dos dois que Bruno Fernandes marcou ao Uruguai, garantindo a passagem de Portugal aos oitavos-de-final da prova.
Segundo golo foi “míssil que se recordará sempre”
De resto, em Espanha, assinalam-se os dois golos de Ronaldo frente ao Liechtenstein. “E diziam que estava acabado”, salienta o AS, frisando que o segundo golo do avançado, num livre directo, foi “um míssil que se recordará sempre”, marcado a “uma velocidade endiabrada“.
https://www.youtube.com/watch?v=XER5zQhr2do
O outro golo de Ronaldo foi de penálti.
Bernardo Silva também marcou pela equipa portuguesa que ganhou por 4-0, abrindo da melhor forma a fase de qualificação para o Euro 2024.
Ronaldo tornou-se no mais internacional de sempre
Com a entrada no onze de Portugal frente ao Liechtenstein, Cristiano Ronaldo passou a liderar isolado a lista dos futebolistas mais internacionais de sempre, com 197 jogos.
Depois de ter perdido a titularidade para o benfiquista Gonçalo Ramos na fase final do Mundial 2022, Ronaldo recuperou-a com a chegada de Roberto Martínez à Selecção.
O futebolista de 38 anos somou em Alvalade o seu 197.º jogo pela Selecção Nacional ‘AA’ e, segundo os dados oficiais da FIFA, deixou para trás Bader Al-Mutawa do Kuwait, actualmente orientado pelo português Rui Bento.
Ronaldo já estava sozinho no topo da lista dos marcadores por Selecções, com 118 golos, após superar os números – por muito tempo considerados ‘inalcançáveis’ – do iraniano Ali Daei, reforçando ainda mais o seu estatuto no trono dos ‘deuses’ do futebol.
Caso continue nas escolhas de Roberto Martínez, Ronaldo tem tudo para se tornar o primeiro jogador a chegar aos 200 jogos por um país e a reforçar ainda mais o estatuto de melhor marcador, embora o argentino Lionel Messi, dois anos e meio mais novo e eterno rival do português, possa representar uma ‘ameaça’.
O capitão da Selecção Argentina que foi campeão do mundo no Qatar leva 172 jogos pelos sul-americanos (é 13.º na lista mundial) e 98 golos, que o colocam no terceiro lugar dos marcadores.
Ronaldo estreou-se pela Selecção Portuguesa a 20 de Agosto de 2003, num particular frente ao Cazaquistão (1-0), em Chaves, sob o comando do brasileiro Luiz Felipe Scolari. Chegou à marca dos 100 jogos a 16 de Outubro de 2012, perante a Irlanda do Norte, no Porto, no caminho para o Mundial 2014.
[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”” source=”Lusa”]
Deixe um comentário