Confirmação do título chegou só na última jornada. Benfica está no top-5 dos clubes europeus com mais campeonatos.
O Benfica é campeão nacional de futebol.
A confirmação chegou neste domingo, na última jornada do campeonato, na recepção ao Santa Clara, com os encarnados a vencer por 3-0. O FC Porto ainda ganhou por 3-0 contra o Vitória de Guimarães, mas dependia de um deslize do Benfica para poder ser campeão.
Em 2022/23 volta a conquistar o troféu mais importante em Portugal, algo que não aconteceu nas três edições anteriores.
O último campeonato havia sido conquistado em 2018/19 devido à famosa e notável recuperação conseguida por Bruno Lage: 19 jogos, 18 vitórias, zero derrotas. Praticamente “limpou” a segunda volta, com apenas um empate pelo meio.
Curiosamente, nessa época o título foi confirmado também na última jornada e também num jogo contra o Santa Clara na Luz.
Depois de ver o FC Porto (duas vezes) e o Sporting serem campeões entre 2020 e 2022, o Benfica recupera o topo do futebol português em 2023.
Obviamente há um nome associado a este título: Roger Schmidt.
O treinador alemão, estreante em Portugal, deixou o PSV para assinar pelo clube lisboeta.
E cedo começou a mostrar o que vinha fazer: exibições convincentes, muitos golos marcados e, claro, vitórias após vitórias.
Até ao Natal de 2022 o Benfica nunca perdeu. Nem no campeonato, nem noutra competição qualquer (e defrontou PSG e Juventus na Liga dos Campeões, por exemplo).
Foi a Braga no final do ano, perdeu por 3-0. Equipa abalada? Nem por isso. Nas 12 jornadas seguintes, 11 vitórias e um empate – com o Sporting.
Até que chegou a Abril e perdeu duas vezes seguidas para o campeonato, frente ao principal adversário FC Porto e em Chaves.
Os 10 pontos de diferença para os portistas passaram a ser quatro, a incerteza apareceu na Luz, mas a série de vitórias voltou logo nas jornadas seguintes: quatro jogos, quatro triunfos.
O empate em Alvalade – com um golo depois dos 90 minutos – deixou o suspense para a última ronda mas o primeiro lugar é mesmo encarnado.
O Benfica está (já estava) no top-5 das equipas europeias com mais campeonatos conquistados: são agora 38.
Ainda está bem longe do líder Linfield, que já foi campeão da Irlanda do Norte em 56 épocas. O Rangers venceu a liga escocesa 55 vezes, o Celtic 53 e o Olympiacos tem no currículo 47 campeonatos da Grécia.
[sc name=”assina” by=”Nuno Teixeira da Silva, ZAP” ]
Deixe um comentário