O futuro é risonho. A seleção feminina de futebol foi eliminada do Mundial, mas caiu de pé. Só o poste impediu a vitória que ditava a passagem à próxima fase e a eliminação das bicampeãs mundiais.
Apesar do resultado insuficiente para garantir a passagem aos oitavos-de-final, Portugal dominou as bicampeãs do Mundo.
0-0 foi o resultado final, frente aos EUA, em Auckland, na Nova Zelândia.
Não foi suficiente para passar à próxima fase, mas na memória fica a boa prestação da seleção feminina, na primeira presença de sempre num Mundial. Além disso, fica a certeza de que podemos contar com ‘elas’ para nos darem muitas alegrias, no futuro.
Relativamente ao jogo anterior, o selecionador Francisco Neto fez seis alterações. Saltaram para o 11 inicial Inês Pereira, Diana Gomes, Catarina Amado, Andreia Norton, Dolores Silva e Diana Silva.
Portugal entrou muito forte, desde início, e assim se manteve até ao soar do apito final, a dominar os EUA, com mais posse de bola e a criar oportunidades de golo.
Os EUA acabaram o jogo a queimar tempo e só o poste, já nos descontos finais, tirou o golo a Ana Capeta e Portugal da próxima fase da competição.
As ‘destemidas Navegadoras’ estiveram prestes a impor a primeira derrota aos EUA em mundiais, desde 2011, eliminado-as, assim, da prova, numa fase que seria inédita para as americanas.
O grupo (E) não era fácil. Para além da detentora do título, também faziam parte as vice-campeãs do mundo, Países Baixos, que ganharam o grupo, depois de hoje, à mesma hora, terem vencido a seleção grupo do Vietname, por 7-0.
Portugal sai deste mundial com uma derrota – no primeiro jogo 1-0 frente aos Países Baixos -, uma vitória – por 2-0, contra o Vietname – e agora este empate.
Em campo, a qualidade de Portugal foi crescente, de jogo para jogo, e fica a vontade de ver mais desta seleção, no futuro – que se prevê risonho.
As Navegadoras têm motivos para voltar a casa com muita proa, depois de terem orgulhado o país, na primeira presença em mundiais de futebol.
[sc name=”assina” by=”Miguel Esteves, ZAP” url=”” source=”” ]
Deixe um comentário