Nem Benfica, nem FC Porto. As equipas da Liga com mais internacionais portugueses são os Sportings

SC Braga festeja golo contra Backa Topola

Os dois Sportings mais famosos ganham vantagem nesta contabilidade. Plantel em Braga tem outro tipo de argumentos.

Não é sinónimo obrigatório de passar a ser um grande candidato ao título, mas o plantel do Sporting de Braga tem outro tipo de estatuto, de nível.

Nesta temporada, que ainda agora começou, já foi possível reparar em algo interessante no jogo com o Backa Topola (vitória por 3-0 na Liga dos Campeões).

Quatro portugueses foram titulares: José Fonte, Pizzi, Bruma e Ricardo Horta. Todos são internacionais portugueses.

Claro que Fonte e Pizzi estão afastados da selecção há algum tempo: o defesa jogou pela última vez há quase um ano e meio e o médio não veste a camisola de Portugal desde 2019.

Mas recordemos que José Fonte jogou 50 vezes pela selecção nacional e foi campeão europeu em 2016. Aliás, foi titular na final contra a França.

Bruma também não é convocado desde 2019 mas, com o nível que tem mostrado, “arrisca” voltar à selecção portuguesa em breve.

Ricardo Horta jogou no Mundial 2022 e já foi convocado este ano pelo novo seleccionador Roberto Martínez.

No banco desse jogo da Liga dos Campeões estiveram Paulo Oliveira (uma vez internacional) e Castro (foi convocado uma vez, mas não jogou).

E ainda falta Rony Lopes, reforço recente que ainda não foi opção para a estreia da sua nova equipa. O médio jogou duas vezes pela selecção portuguesa, entre 2017 e 2018.

Sporting

Outro Sporting, o de Lisboa, ainda não jogou oficialmente mas, olhando para o duelo com o Villarreal (também 3-0) no Troféu Cinco Violinos, encontramos três internacionais portugueses no 11 titular: Gonçalo Inácio, Pedro Gonçalves e Trincão.

Inácio é aposta recente na selecção, já com Martínez no comando; Pote só jogou duas vezes em 2021 e Trincão também não joga há quase dois anos.

Neto e Paulinho começaram o jogo no banco mas entraram na segunda parte. O defesa foi convocado para a selecção, pela última vez, em 2021; Paulinho está fora da selecção desde 2020.

Benfica e FC Porto

O Benfica, agora sem Gonçalo Ramos, começou o duelo com o FC Porto na Supertaça (2-0) com o trio de internacionais portugueses formado por António Silva, João Mário e Rafa – sim, estes dois últimos já se retiraram da selecção. De fora continua o outro internacional português do plantel da Luz: Gonçalo Guedes.

O FC Porto também tinha três internacionais portugueses entre os titulares: Diogo Costa, Pepe e Otávio. Estes todos activos e até podem ser titulares em simultâneo na selecção. No banco contra o Benfica ficou Cláudio Ramos, que jogou uma vez pela selecção.

Contas

Ou seja, o Sporting de Braga é o clube luso com mais internacionais portugueses nesta época: seis + um (Castro foi convocado mas não jogou pela selecção principal). Sendo que quatro deles devem ser habituais titulares ao longo da temporada – e ainda falta perceber se Rony Lopes ou Castro também serão opções habituais.

O Sporting não está longe: cinco internacionais portugueses no plantel e três deles serão titulares habituais, em princípio.

Benfica e FC Porto estão iguais ao rival nos titulares (três), embora tenham menos um internacional português no plantel. Quatro em cada.

[sc name=”assina” by=”Nuno Teixeira da Silva, ZAP” ]


Comentários

Um comentário a “Nem Benfica, nem FC Porto. As equipas da Liga com mais internacionais portugueses são os Sportings”

  1. Taremi jogou em Aveiro contra o Benfica? Não o vi na televisão. Será que já fugiu?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *