Pela primeira vez em quase 20 anos, nenhum dos “extraterrestres” vai jogar num campeonato europeu. Quem fica no topo?
A I Liga portuguesa, a espanhola, a francesa e a Premier League começaram na noite passada. A alemã e a italiana arrancam daqui a uma semana.
Nenhuma tem, nem Lionel Messi, nem Cristiano Ronaldo, na lista de jogadores.
É uma nova era no futebol europeu. Há quase 20 anos que nos habituamos a começar cada época com os dois “extraterrestres em campo”.
Ronaldo estreou-se no Sporting em 2002, tendo sido contratado pelo Manchester United precisamente há 20 anos, no dia 12 de Agosto de 2003.
Messi, que até se estreou pelo Barcelona na inauguração do Estádio do Dragão, jogou pela primeira vez a nível oficial em 2004.
2023/24 começa com o português na Arábia Saudita e com o argentino nos Estados Unidos da América.
Então, quem sobra?
Quem é agora o melhor futebolista na Europa?
Olhando para as classificações individuais da época passada, partilhadas pelo Goal, é sem surpresa que encontramos Haaland no topo. O avançado chegou a Manchester e o City foi campeão europeu. 52 golos numa época, 36 golos só no campeonato, cinco golos num jogo da Liga dos Campeões… Sempre a facturar e a dar espectátulo.
Um colega de equipa do norueguês está no segundo lugar: De Bruyne tem uma qualidade rara no controlo da bola e na leitura do jogo, visível há alguns anos e reforçada sob o comando de Pep Guardiola.
O pódio fica completo com Vinícius Júnior. O jovem do Real Madrid é inigualável no um-para-um nos dias que correm. Muitos golos e muitas assistências: não é normal num jogador.
Seguem-se outros dois avançados de topo: Mbappé (PSG) e Kane, que agora vai jogar pelo Bayern.
No sexto posto encontramos o primeiro defesa: Ronald Araújo, do Barcelona. No top-10 estão ainda Osimhen (Nápoles), Lewandowksi (Barcelona), Ter Stegen (Barcelona) e Rodri (Manchester City). Não há portugueses entre os 20 melhores.
Os valores de mercado apresentados no Transfermarkt também colocam Haaland no topo, igualado com Mbappé (180 milhões de euros cada). Ambos à frente de Vinícius, Bellingham e Saka. Aqui há um português no top-20: Rafael Leão é o 15.º classificado.
Ou seja: não será consensual – nada é – mas Erling Haaland começa a época com o estatuto de melhor futebolista na Europa. No primeiro jogo da época, Haaland já marcou dois golos.
[sc name=”assina” by=”Nuno Teixeira da Silva, ZAP” ]
Deixe um comentário