Ao que tudo indica, a Arábia Saudita vai receber o Mundial de Futebol da FIFA em 2034. A Austrália retirou a candidatura – cujo prazo de entrega é até esta terça-feira – e a via ficou totalmente livre para o país asiático.
O prazo para a submissão da candidatura para a organização do Mundial 2034 termina esta terça-feira, e a Arábia Saudita é o único país a apresentar uma proposta.
Por esse motivo, o Mundial 2034 não deve escapar aos sauditas.
A Austrália era concorrente, mas, à última hora, retirou a candidatura.
A federação australiana informou, através de um comunicado que se vai concentrar na organização da Taça Asiática Feminina de 2026 e do Mundial de Clubes da FIFA de 2029.
Australia is strongly positioned to host future major tournaments including the AFC Women’s Asian Cup™ 2026 and 2029 FIFA Club World Cup™.
Full statement ⬇️
— Football Australia (@FootballAUS) October 31, 2023
Este ano, a Austrália acolheu, em conjunto com a Nova Zelândia, o Mundial Feminino de Futebol.
Mundial volta ao Médio Oriente
O Mundial Masculino de Futebol da FIFA voltará, ao Médio Oriente, 12 anos depois do Mundial do Catar 2022.
Por outro lado, a FIFA continuará a adiar a realização da prova na Oceânia.
O órgão máximo do futebol mundial tem estabelecida um regra que refere que, depois de organizar uma edição da competição, um continente não poderá fazê-lo nas duas edições seguintes.
Em 2026, o Mundial vai jogar-se no Canadá, EUA e México.
Quatro anos depois, em 2030, Portugal vai receber, pela primeira vez, a competição, em conjunto com Espanha e Marrocos.
Além disso, os três primeiros jogos do Mundial 2030 vão ser realizados no outro lado do Atlântico – na Argentina, no Paraguai e no Uruguai -, para celebrar o centenário da competição.
Sobram Ásia e Oceânia. Ao que tudo indica, vai ser mesmo a Arábia Saudita a receber a prova em 2034, mas com o plano de dominar o Mundo ainda antes disso.
Investimentos como este visam ajudar o país a ser visto com uma nação evoluída e aberta ao mundo, eliminando, assim, a imagem de ditadura repressiva. O fenómeno é conhecido como sportswashing — quando um país ou empresa usa o desporto para lavar a sua imagem pública.
Tudo começou com a ida de Cristiano Ronaldo para o Al-Nassr, no final de 2022.
Em 2034, CR7 terá 49 anos. Ainda estará apto para dar uma “perninha” (ou duas) no Mundial que ajuda a promover?
[sc name=”assina” by=”Miguel Esteves, ZAP” url=”” source=”” ]
Deixe um comentário