Ao contrário da imagem positiva que muitos jogadores tentam passar sobre o futebol na Arábia Saudita, Emanuel Novo não consegue romantizar da mesma maneira aquela realidade. Em entrevista ao Zerozero, o guarda-redes denunciou a falta de mentalidade desportiva do país e confessou que lhe faz “confusão pôr a liga saudita ao nível da Premier League, da liga espanhola ou italiana”.
Emanuel Novo chegou ao futebol saudita em agosto de 2021 – quase um ano e meio antes de Cristiano Ronaldo – para defender as redes do Jeddah Club, na segunda divisão.
Na época seguinte (2022/23) mudou de equipa e ajudou o Al-Riyadh a subir à primeira.
No entanto, não deu seguimento ao sucesso na equipa da capital e escolheu, este ano, voltar a defender mais um clube do segundo escalão: o Al-Taraji.
Em entrevista ao Zerozero, o guarda-redes de 31 anos não foi tão romântico como outros craques têm sido, quando se referem à experiência e ao futebol na Arábia Saudita.
Emanuel Novo assumiu que “a parte financeira” foi um dos fatores que o motivaram a ir para aquele país… só que quando lá chegou nem tudo era como diziam…: “Apanhei um choque muito grande. Integrei uma das piores equipas da segunda liga a nível da organização. (…) As condições de treino eram muito más”.
“Íamos para lá equipados, treinávamos, metíamo-nos no carro todos suados e voltávamos a casa para tomar banho e lavar as nossas roupas. Foi muito complicado no início. (…) Meti na cabeça que tinha de ser aquilo. Ganhar dinheiro neste país, com um salário bom e prémio de vitória à volta dos mil, dois mil euros, era algo impossível em Portugal”, confessou o guarda-redes natural de Vila do Conde.
“Show-off”
Cristiano Ronaldo tem dito que a liga saudita vai ser, em pouco tempo, uma das cinco melhores do mundo. No entanto, essa é ideia que não convence Emanuel Novo: “faz-me confusão estar a pôr a liga saudita ao nível da Premier League, da liga espanhola ou italiana…”.
“Com sete ou oito grandes jogadores em cada ‘onze’, o campeonato vai crescer. Agora, ser top-6 ou top-7… mesmo com a chegada do Ronaldo, ainda há coisas que têm de andar para a frente. Mesmo na primeira, há clubes sem condições de treino, sem academias, ou escalões de formação (…) Há muita coisa a melhorar para a liga ser atrativa”, contou o guarda-redes que, apesar de atuar na segunda divisão, vê de perto aquela realidade.
Em setembro, em conferência de imprensa num estágio da seleção, Ronaldo afirmou que a liga saudita já é melhor do que a portuguesa… ideia que Emanuel Novo contrariou: “a mentalidade dos sauditas em relação ao desporto está um bocado atrasada em relação à nossa. Preocupam-se muito com o show-off“.
Falta mentalidade (mas Ronaldo ajuda)
Emanuel Novo criticou a mentalidade pouco adequada com que os próprios atletas encaram o futebol: “Na época do Jeddah, joguei com alguns que treinavam uma vez por semana e no domingo eram titulares. (…) O pessoal não levava as palestras do treinador a sério. (…) Têm problemas para chegar a horas, há muitos a faltar aos treinos por coisas simples, dizem que estão constipados ou cansados”, exemplificou o guardião vila-condense.
Apesar de tudo, Emanuel Novo acredita que, com a chegada de craques de maior dimensão, a dinâmica dos clubes vai mudar e, segundo sabe, Cristiano Ronaldo está já a ser um catalisador importante dessa mudança: “Tenho conhecimento que o Ronaldo já conseguiu mudar rotinas dentro do Al Nassr. Coisas como o horário de treino, o horário de chegada, a alimentação… Regras dentro do clube que também são sinónimo do poder de uma superestrela“.
Novo justificou-se
As palavras de Emanuel Novo ao Zerozero, rapidamente, chegaram à Arábia Saudita e o jogador já veio defender-se das críticas que recebeu.
Numa publicação na rede social X (antigo Twitter), o guarda-redes português esclareceu que “com a entrevista só queria dizer que há muitas coisas que precisam ser melhoradas dentro de alguns clubes” e pediu desculpa, “se as palavras foram mal interpretadas”.
“Estou na minha terceira temporada na Arábia Saudita e sempre fui profissional e respeitoso com todos os clubes e com todos os meus companheiros”, escreveu Emanuel Novo.
I’m in my 3rd season in Saudi Arabia and I’ve always been professional and respectful towards all the clubs and all my teammates. In the interview I just wanted to say that there is a lot of things need to be improved inside some clubs.
Sorry if my words were bad interpreted 🙏🏻 pic.twitter.com/ovtVxmbas0— Emanuel Novo (@EmanuelNovo) November 14, 2023
[sc name=”assina” by=”Miguel Esteves, ZAP” url=”” source=”” ]
Deixe um comentário