Depois de um apuramento perfeito, a seleção das quinas já conhece os possíveis adversários para o Euro 2024, na Alemanha. Evitados cinco tubarões, Portugal ainda pode apanhar peixe graúdo.
Concluído o apuramento de maneira praticamente perfeita — dez jogos, dez vitórias, 36 golos marcados e apenas dois sofridos —, a Seleção Nacional vai integrar o pote dos gigantes no Euro 2024, o Pote 1, evitando ficar no grupo de “tubarões” europeus.
Já definidos os quatro potes, os comandados de Roberto Martínez já têm a certeza de que não vão enfrentar, pelo menos na fase de grupos, a anfitriã Alemanha, França, Espanha, Bélgica e Inglaterra — as gigantes que, a par da lusa, tiveram o melhor desempenho na fase de qualificação.
Se o pote 1 é composto pelos matematicamente melhores, o segundo é composto pelos cinco piores primeiros classificados no apuramento e o melhor segundo. O pote 3 é ocupado pelos seis melhores segundos classificados, enquanto que os três piores segundos compõem o pote 4. Portugal pode cruzar-se com qualquer uma das equipas dos potes 2,3 e 4.
Eis a distribuição das equipas pelos potes:
Pote 1
- Alemanha
- Portugal
- Espanha
- França
- Inglaterra
- Bélgica
Pote 2
- Hungria
- Turquia
- Dinamarca
- Albânia
- Roménia
- Áustria
Pote 3
- Países Baixos
- Eslováquia
- Eslovénia
- Escócia
- República Checa
- Croácia
Pote 4
- Sérvia
- Itália
- Suíça
- Vencedor do grupo A do play-off (Polónia, Estónia, País de Gales – Finlândia, Ucrânia ou Islândia)
- Vencedor do grupo B do play-off (Israel, Ucrânia, Islândia, Bósnia e Herzegovina, Finlândia ou Ucrânia)
- Vencedor do grupo C do play-off (Geórgia, Luxemburgo, Grécia ou Cazaquistão)
Apuradas todas as equipas pela fase de apuramento, faltam apurar apenas as três seleções que vão à Alemanha através de um play-off, definido tendo como base o desempenho na Liga das Nações.
Um sorteio, que acontecerá esta quinta-feira (dia 23), na Suíça, dividirá as doze equipas por três grupos: o A, o B e o C, ficando cada um deles com quatro seleções. Inicialmente, jogam-se as meias-finais e depois a grande final.
Grupo A
- Polónia – Estónia
- País de Gales – Finlândia/Ucrânia/Islândia
Grupo B
- Israel – Ucrânia/Islândia
- Bósnia e Herzegovina – Finlândia/Ucrânia
Grupo C
- Geórgia – Luxemburgo
- Grécia – Cazaquistão
Apesar de fugir aos “tubarões” europeus, Portugal pode apanhar no seu caminho os vencedores da última edição do Euro, Itália. Como principais ameaças surgem também a Croácia e Países Baixos.
Os adversários são conhecidos no dia 2 de dezembro.
[sc name=”assina” by=”ZAP” ][/sc]
Deixe um comentário