As estreias absolutas de Francisco Conceição, do FC Porto, e Jota Silva, do Vitória de Guimarães, são as grandes novidades na alargada convocatória da seleção portuguesa de futebol para os particulares de março, com Suécia e Eslovénia.
O espanhol Roberto Martínez convocou um total de 32 jogadores, com apenas três novidades, os dois estreantes e ainda Francisco Trincão, do Sporting, que somou sete internacionalizações ‘AA’, a última a 4 de setembro de 2021, na ‘era’ Fernando Santos.
De resto, o selecionador luso optou por 29 jogadores que já tinha chamado para os 10 jogos de qualificação para o Euro2024, numa lista que não inclui os lesionados Diogo Jota (Liverpool), Pedro Neto (Wolverhampton) e Ricardo Horta (Sporting de Braga).
Roberto Martínez também afastou qualquer arrependimento por ter perdido Galeno para a seleção brasileira. “Não me arrependo de não o ter convocado. Os jogadores precisam de querer jogar pela seleção, de ter o coração na seleção. Representar o povo português é especial. Acompanhámos o Galeno durante o último ano, mas agora temos de respeitar a sua decisão. Ele quer jogar pelo Brasil e respeitamos isso. Desejo-lhe o melhor”, afirmou.
O selecionador assumiu que Pedro Gonçalves, entretanto lesionado, estaria entre os convocados para os particulares com Suécia e Eslovénia. “O Pedro Gonçalves está a ter uma época espetacular, com 16 golos e 13 assistências. Teve um momento de muito azar e a lesão chega num momento muito difícil. As lesões fazem parte da vida do jogador e sei que ele vai voltar ainda mais forte. Tinha todas as condições para estar neste estágio”, confessou.
Martínez destacou ainda a presença de Jota Silva, do Vitória de Guimarães, uma das grandes surpresas desta convocatória, lembrando que é um exemplo de como a porta da seleção portuguesa está “aberta para todos”.
“O Jota Silva é um jogador diferente. É um jogador duro e competitivo. Está num momento muito bom e merece estar equipa. É também um exemplo para os jogadores que não passaram pelas seleções jovens, mas, mesmo assim, pode chegar à seleção principal”, referiu.
Na extensa convocatória de 32 jogadores está também Pepe, já antes chamado por Roberto Martínez e que apenas fez um jogo na fase de qualificação, no triunfo por 1-0 sobre a Islândia. O central de 41 anos teve vários problemas físicos durante essa campanha.
A formação das ‘quinas’ recebe a Suécia, do sportinguista Viktor Gyökeres, na quinta-feira, em Guimarães, e, cinco depois, viaja a Ljubljana, para enfrentar a Eslovénia, em dois jogos com início às 19:45 (em Lisboa).
Depois destes dois encontros, Portugal ainda cumpre mais três particulares, já em junho, antes da fase final do Euro2024, defrontando a Finlândia (04, em Alvalade), a Croácia (08, no Jamor) e a República da Irlanda (11, em Aveiro).
Na fase final do Euro2024, Portugal integra o Grupo F, juntamente com República Checa (18 de junho, em Leipzig), Turquia (22 de junho, em Dortmund) e Geórgia, Luxemburgo, Grécia ou Cazaquistão (26 de junho, em Gelsenkirchen).
A estreia no Europeu está marcada para 18 de junho, com os checos, em Leipzig, seguindo-se os duelos com os turcos, em 22 de junho, em Dortmund, e com o adversário a sair do play-off, em 26 de junho, em Gelsenkirchen.
O Campeonato da Europa de 2024 vai decorrer na Alemanha, entre 14 de junho e 14 de julho.
Lista dos 32 convocados
- Guarda-redes: Diogo Costa (FC Porto), José Sá (Wolverhampton, Ing) e Rui Patrício (Roma, Ita).
- Defesas: Diogo Dalot (Manchester United, Ing), Nélson Semedo (Wolverhampton, Ing), João Cancelo (FC Barcelona, Esp), Rúben Dias (Manchester City, Ing), António Silva (Benfica), Pepe (FC Porto), Toti Gomes (Wolverhampton, Ing), Gonçalo Inácio (Sporting), Danilo Pereira (Paris Saint-Germain, Fra), Nuno Mendes (Paris Saint-Germain, Fra), Raphaël Guerreiro (Bayern Munique, Ale), João Mário (FC Porto) e Diogo Leite (Union Berlim, Ale).
- Médios: Palhinha (Fulham, Ing), João Neves (Benfica), Rúben Neves (Al-Hilal, Ara), Bernardo Silva (Manchester City, Ing), Bruno Fernandes (Manchester United, Ing), Otávio (Al Nassr, Ara), Vitinha (Paris Saint-Germain, Fra) e Matheus Nunes (Manchester City, Ing).
- Avançados: Cristiano Ronaldo (Al Nassr, Ara), Gonçalo Ramos (Paris Saint-Germain, Fra), João Félix (FC Barcelona, Esp), Rafael Leão (AC Milan, Ita), Bruma (Sporting de Braga), Francisco Conceição (FC Porto), Jota Silva (Vitórias de Guimarães) e Francisco Trincão (Sporting).
[sc name=”assina” source=”Lusa” ][/sc]
Deixe um comentário