Por que é que uma maratona tem 42,195 km? A culpa pode ser da realeza britânica

Família Real inglesa na varanda do Palácio de Buckingham

Uma antiga lenda grega e a localização do berçário das crianças da família real britânica estarão por trás da distância peculiar das maratonas.

A maratona, uma corrida que se estende por 42,195 quilómetros, tem uma história rica entrelaçada com lendas antigas, o renascimento dos Jogos Olímpicos modernos e, possivelmente, até com as preferências da família real britânica.

Esta distância em particular, que agora parece tão integrante do desporto, tem as suas raízes profundamente enraizadas numa série de acontecimentos e decisões históricas.

As origens da distância da maratona estão ligadas a uma antiga lenda grega. A história conta a história de Pheidippides, um soldado grego que, em 490 a.C., correu cerca de 42 quilómetros de Maratona a Atenas para anunciar a vitória grega sobre a Pérsia, antes de sucumbir tragicamente e morrer de exaustão.

Esta história heroica inspirou a distância da corrida de maratona.

Quando os Jogos Olímpicos modernos foram ressuscitados em Atenas, em 1896, os organizadores decidiram incluir uma corrida que fizesse eco desta corrida lendária.

A maratona inicial cobria 40 quilómetros e foi vencida pelo transportador de água grego Spyridon Louis. Durante os Jogos Olímpicos seguintes, a distância da maratona variou ligeiramente, refletindo a falta de um comprimento padrão para o evento nessa altura, revela o IFLScience.

O ponto de viragem na padronização da distância da maratona ocorreu durante os Jogos Olímpicos de Londres de 1908.

A tradição popular sugere que o percurso foi alargado especificamente para permitir que as crianças da realeza assistissem ao início da corrida a partir do seu berçário no Castelo de Windsor e ao final a partir do camarote real no Estádio White City.

Este ajustamento aumentou a extensão da corrida de 40 quilómetros para 42 quilómetros. Apesar de alguns historiadores, como David Davis, questionarem a validade desta influência real, a corrida começou efetivamente no Castelo de Windsor e terminou no Estádio White City.

A distância percorrida nos Jogos Olímpicos de 1908 acabou por influenciar a padronização do comprimento da maratona.

Em 1921, a Federação Internacional de Atletismo Amador estabeleceu oficialmente a distância da maratona em 42,195 quilómetros, aparentemente baseando-se na distância utilizada na Maratona de Londres de 1908.

Esta decisão determinou o comprimento peculiarmente preciso da maratona, que continua a desafiar os corredores de todo o mundo.

[sc name=”assina” by=”ZAP” ][/sc]


Comentários

2 comentários a “Por que é que uma maratona tem 42,195 km? A culpa pode ser da realeza britânica”

  1. Falta, colocar um virgula na distancia, 42195 kms é mais que uma volta a terra

    1. Caro leitor,
      Obrigado pelo reparo, está corrigido.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *