Pinto da Costa proibido de estar ao lado de Sérgio Conceição na final da Taça de Portugal

Jorge Nuno Pinto da Costa

Pinto da Costa não vai poder estar no banco de suplentes dos ‘dragões’ na final da Taça de Portugal de futebol, depois de o Tribunal Central Administrativo do Sul ter julgado improcedente a providência cautelar apresentada pelo dirigente.

Pinto da Costa recorreu, mas o ainda presidente da SAD do FC Porto está mesmo proibido de se sentar no banco de suplentes, ao lado de Sérgio Conceição, na final da Taça de Portugal.

O histórico dirigente azul-e-branco foi castigado a 30 de abril pelo Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), por críticas à arbitragem de António Nobre e Tiago Martins, proferidas na sala de imprensa do Estádio António Coimbra da Mota, no final do jogo contra o Estoril.

Além de ter sido multado em 5610 euros, Pinto da Costa ficou 35 dias suspenso e, assim sendo, impedido de frequentar áreas técnicas.

O ainda presidente da SAD do FC Porto recorreu para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) da suspensão de 35 dias aplicada pelo CD. Contudo, a instância assumiu não conseguir constituir atempadamente um colégio arbitral, pelo que o caso foi remetido para o Tribunal Central Administrativo do Sul (TCAS), que decidiu contra as pretensões do dirigente.

“Pelo exposto, decide-se julgar improcedente a providência cautelar requerida”, refere o despacho da juíza presidente Catarina Almeida e Sousa.

Pinto queria despedir-se no banco

Pinto da Costa assumiu o desejo de acompanhar simbolicamente a final da Taça de Portugal no banco de suplentes do FC Porto, apesar de a sanção do CD da FPF incidir nas zonas técnicas dos recintos e extravasar a data do jogo, cenário que poderia ter sido contrariado, caso o TAD tivesse aceitado a providência cautelar, o que produziria efeitos suspensivos.

Pinto da Costa recorreu pela primeira vez da decisão ditada pelo CD da FPF na semana passada, quando cessou um ciclo de 15 mandatos e 42 anos na presidência do FC Porto e assistiu à tomada de posse de André Villas-Boas, antigo treinador da equipa de futebol ‘azul e branca’, frente ao qual perdeu as eleições mais participadas da história do clube.

Mais demorada será a transição de poderes na SAD, responsável pela gestão do futebol profissional do FC Porto, que está aprazada para 28 de maio, dois dias depois da final da Taça de Portugal, na qual os ‘dragões’ encaram o recém-campeão nacional Sporting, no Estádio Nacional, em Oeiras, e tentarão conquistar o troféu pela terceira edição seguida.

 

O jogo com o Sporting finaliza a época do FC Porto e assinalará a despedida de Pinto da Costa da SAD, cuja presidência assume desde 1997, ano da criação daquela sociedade.

[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”” source=”Lusa” ]


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *