A nova era na Champions explicada. O que pode tocar a Sporting e Benfica?

O sorteio da Liga dos Campeões de futebol, esta quinta-feira, dá início a uma nova era na principal competição europeia de clubes, com aumento do quadro competitivo, sem fase de grupos e com mais duelos entre os principais clubes.

A temporada 2024/25 marca um já anunciado ‘virar de página’ da Champions, depois de a UEFA ter operado uma verdadeira revolução na prova, reformulando o modelo competitivo que estava em vigor desde 2003/04.

Há 20 anos que 32 clubes participavam numa fase de grupos, com oito grupos de quatro equipas cada. Nessa fase, as equipas jogavam entre elas em casa e fora (num total de seis encontros em cada grupo), sendo que os dois primeiros classificados de cada agrupamento – num total de 16 – se apuravam para a fase a eliminar, com oitavos de final, quartos de final, meias-finais, sempre a duas mãos, e final.

A partir deste ano, a Liga dos Campeões passará a contar com 36 equipas, sendo todas integradas numa liga apenas, sem qualquer divisão por grupo.

Cada clube vai passar a defrontar oito oponentes distintos, com quatro partidas em casa e outras quatro fora. Jogará com cada adversário apenas uma vez nesta primeira fase.

Como será o sorteio?

Para determinar os oito adversários, as equipas serão divididas em quatro potes no sorteio, sendo-lhes posteriormente sorteados dois adversários de cada pote, defrontando um em casa e outro fora.

As equipas que ficarem nos primeiros oito lugares da fase de liga apurar-se-ão diretamente para os oitavos de final.

Por seu turno, as 16 formações que ficarem posicionadas entre o nono e o 24.º lugares disputarão um play-off, a duas mãos, para definir as restantes oito que seguem para os ‘oitavos’.

Já os 12 clubes que ficarem da 25.ª posição para baixo serão automaticamente eliminados não só da ‘Champions’ como de todas as competições da UEFA.

Ou seja, quem for eliminado não tem sequer a possibilidade de ser ‘relegado’ para a Liga Europa, como acontecia até agora com as equipas que ficassem no terceiro lugar de um grupo.

Face ao maior número de jogos que cada clube realizará, a fase de liga começará, como sempre, em setembro, mas só encerrará no final de janeiro de 2025, ao contrário do que vinha sucedendo até este ano, em que a fase de grupos ficava concluída no início de dezembro.

O que pode tocar a Sporting e Benfica?

O campeão nacional Sporting está no pote 3, mas este ano isso não impedirá que defronte equipas do mesmo pote. Tal acontece com o Benfica no pote 2.

Equipas do mesmo país não se podem defrontar na primeira fase, mas os restantes 34 adversários podem calhar a Sporting e Benfica.

Além da supracitada, haverá ainda a condicionante de cada equipa poder defrontar apenas dois adversários do mesmo país.

As equipas, teoricamente, mais acessíveis estão no pote 4 – com AS Monaco, Aston Villa, Bologna, Girona, Stuttgart, Sturm Graz, Brest, Estrela Vermelha e Sparta Praha – e no pote 3 – Feyenoord, PSV, Celtic, Young Boys, RB Salzburg, Dinamo Zagreb, Slovan Bratislava e Lille.

Mas também a Atalanta, Club Brugge, Shakhtar Donetsk são três exemplos de equipas do pote 2 perfeitamente ao alcance das lusas.

Como explica A Bola, o sorteio desta quinta-feira permitirá saber quais os jogos da fase de liga, mas não a ordem ou as datas, uma vez que o calendário só será divulgado no sábado, após os sorteios das Ligas Europa e Conferência.

A nova edição da Liga dos Campeões arranca em 17 de setembro e termina em 31 de maio de 2025, com a final da competição, na Allianz Arena, em Munique.

[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”” source=”Lusa” ]


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *