Recordista mundial foi o melhor no lançamento do peso – F40 em Paris. Desde 2008 que Portugal não conseguia uma medalha de ouro.
Miguel Monteiro é o novo campeão paralímpico de lançamento do peso, na categoria F40.
Pequeno no tamanho, enorme na qualidade, o atleta português conseguiu a medalha de ouro em Paris 2024, na final realizada neste domingo.
O jovem de 23 anos, que já chegava a Paris com o recorde mundial conseguido há dois anos, até começou com um lançamento nulo.
Mas na segunda tentativa chegou aos 11,02 metros e nunca mais largou a liderança.
Aliás, no terceiro lançamento melhorou a sua marca: 11,21 metros, o novo recorde dos Jogos Paralímpicos.
Já na quarta tentativa registou 11 metros, na quinta voltou a subir para 11,17 metros. Abdicou do sexto lançamento para festejar.
A medalha de prata segue para a Mongólia, com os 11,09 metros de Battulga Tsegmid. O Iraque fica com o bronze: Garrah Tnaiash saltou 11,03 metros.
Miguel Monteiro consegue a sua segunda medalha nos Jogos Paralímpicos; tinha ficado com a medalha de bronze em Tóquio, em 2021, na mesma prova.
Na cerimónia de entrega de medalhas, Miguel ainda tentou cantar (várias vezes) o hino português. Mas não conseguiu, devido à emoção.
Desde 2008 que Portugal não conseguia uma medalha de ouro nos Jogos Paralímpicos. O último campeão paralímpico português havia sido João Paulo Fernandes (boccia), em Pequim 2008.
[sc name=”assina” by=”Nuno Teixeira da Silva, ZAP” ]
Deixe um comentário