O Benfica conquistou o seu 34º título nacional, celebrando neste domingo o bicampeonato, mas a festa encarnada foi ensombrada pela violência. Em Guimarães, onde a equipa de Jorge Jesus empatou com o Vitória, sagrando-se contudo campeã, mas também em Lisboa, na Praça Marquês de Pombal, o centro dos festejos.
O Benfica, que há 31 anos não ganhava dois campeonatos seguidos, garantiu o seu 34º título nacional no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães. O empate do FC Porto, 1-1, em casa do Belenenses, em jogo da penúltima jornada da I Liga de futebol, entregou o título nacional aos encarnados.
No Porto, os adeptos do Benfica concentraram-se no aeroporto Sá Carneiro para aguardar e saudar os novos campeões nacionais de futebol, em trânsito para Lisboa num voo fretado, onde milhares de adeptos do Benfica inundaram a Praça Marquês de Pombal para festejar em apoteose a conquista do bicampeonato.
No entanto, registaram-se escaramuças que levaram à atuação da PSP na Marquês de Pombal, nomeadamente do corpo de intervenção, contra os quais foram arremessadas garrafas, pedras e outros objetos.
Também em Guimarães se verificaram incidentes, nomeadamente com uma intervenção policial violenta de agentes do Corpo de Intervenção da PSP sobre um adepto do Benfica e o seu pai idoso à frente dos filhos menores do primeiro.
O adepto conta ao Jornal de Notícias que “só estava a dar água aos filhos” quando os agentes lhes perguntaram o que estavam “ali a fazer”. “Expliquei e aconteceu aquilo que todos viram”, refere ainda o adepto que vai ser ouvido no Tribunal de Guimarães nesta segunda-feira.
As imagens foram divulgadas pela CMTV e o vídeo está já a ser analisado pela PSP.
ZAP
Deixe um comentário