Metade da equipa masculina de hóquei em campo de Cuba, que competia nos Jogos Pan Americanos, em Toronto, fugiu para os Estados Unidos, revelou, no sábado, um jogador e fontes próximas da delegação.
Segundo fontes citadas pela AFP, oito dos 16 jogadores cubanos abandonaram a delegação cubana. Um dos membros da equipa, Roger Aguilera, diz no entanto terem sido 7.
“Toda a gente sabe o que aconteceu com a nossa equipa, sete deles estão nos Estados Unidos”, disse Aguilera, após um jogo contra Trinidad e Tobago.
As deserções deixaram a equipa com apenas 8 jogadores, menos 3 do que os 11 necessários em campo para jogar uma partida.
Ainda assim, os cubanos alinharam frente a Trinidad e Tobago para disputar o sétimo lugar, tendo perdido a partida por 13-0.
Este não é o primeiro caso de cubanos que fogem durante os Jogos Pan Americanos. A semana passada, quatro remadores desaparecerem, incluindo Orlando Sotolongo, vencedor de uma medalha de prata na competição.
Segundo o jornal argentino Canchallena, dados não oficiais dão conta de que pelo menos 20 atletas cubanos desertaram durante os jogos do Canadá.
Também em 1999, quando a competição se realizou em Winnipeg, oito membros da delegação cubana fugiram.
ZAP / Lusa
Deixe um comentário