Volta a Portugal arranca com camisola amarela português

Rafael Veiga, ciclista da equipa da W52/FC Porto, no Prólogo da 78ª Volta a Portugal em Bicicleta
Rafael Veiga, ciclista da equipa da W52/FC Porto, no Prólogo da 78ª Volta a Portugal em Bicicleta

O ciclista português Rafael Reis (W52-FC Porto) venceu esta quarta-feira o prólogo de abertura da Volta a Portugal em bicicleta e tornou-se no primeiro líder da 78ª edição da prova.

Rafael Reis precisou de 4.42,88 minutos para cumprir os 3,6 quilómetros do prólogo, que se disputou em Oliveira de Azeméis, menos 2,89 do que Joni Brandão (Efapel) e 3,12 do que José Gonçalves (Caja Rural).

Esta quinta-feira, corre-se a primeira etapa da Volta a Portugal, num circuito de 167,4 quilómetros, entre o Furadouro, em Ovar, e Braga, com os ciclistas a terem de passar por três contagens de montanha, duas das quais de segunda categoria, dentro dos 40 quilómetros finais.

O pelotão da principal corrida do calendário nacional vai partir junto à praia do Furadouro para os 167,4 quilómetros da tirada, que culmina com um circuito com duas passagens pelo Bom Jesus e pelo Sameiro, ambas com contagem de montanha de segunda categoria.

Um dia depois de o contrarrelogista natural de Palmela ter vencido pela quinta vez na sua especialidade e subido ao primeiro lugar da geral, os dragões tentam defender a sua liderança, presa por três segundos sobre Jóni Brandão (Efapel) e quatro sobre José Gonçalves (Caja Rural) e Daniel Mestre (Efapel).

Além das subidas bracarenses, a cerca de 24 e oito quilómetros da meta, o pelotão, que começa a pedalar às 12h50, terá apenas de subir em Jovim, no concelho de Gondomar, onde está instalada outro prémio de montanha, de segunda categoria, quando estiverem percorridos 57,2 quilómetros.

Pouco depois, vão disputar a primeira das três metas volantes, em Sobrado (75,2), seguindo-se os ‘sprints’ intermédios de Santo Tirso (103,3) e Braga (137,9), já depois da primeira passagem pela meta, onde a chegada final ocorrerá previsivelmente às 17:22.

ZAP / Futebol365 / Lusa


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *