https://www.youtube.com/watch?v=GfD-88PrdU4
O diretor de comunicação do FC Porto revelou novos emails que indiciam, segundo refere, corrupção de árbitros a favor do Benfica. Desta feita, estão em causa mensagens que envolvem Luís Filipe Vieira, presidente das águias, e o assessor jurídico Paulo Gonçalves.
Depois de ter denunciado uma troca de emails entre Pedro Guerra, o diretor da Benfica TV, e o ex-árbitro Adão Mendes, denunciando o que definiu como “um esquema de corrupção de árbitros a favor do Benfica”, Francisco Marques, revelou novos emails datados de 2014 e de 2016.
No programa “Universo Porto”, do Porto Canal, o diretor de comunicação do FC Porto divulgou um alegado email enviado pelo então presidente da Liga de Clubes, Mário Figueiredo, a Luís Filipe Vieira, em abril de 2014, sobre declarações do presidente do Sporting de Braga, António Salvador.
“Caro Luís, seguem em anexo as declarações feitas pelo António Salvador a seguir ao jogo com o Rio Ave. Ouve bem, por favor. Não fala em roubo nem faz acusações genéricas. Por favor, tem calma porque sempre estive e tenho estado do teu lado. Um abraço”, terá escrito o ex-líder da Liga a Vieira, no que Francisco Marques interpreta como um sinal da “subserviência de Mário Figueiredo ao Benfica”.
O responsável portista apresentou uma outra mensagem, de janeiro de 2014, do delegado da Liga Nuno Cabral que teria como destinatário o assessor jurídico da SAD do Benfica, Paulo Gonçalves, referindo-se ao seu afastamento de jogos da I Liga.
O dirigente encarnado terá remetido a questão para o então presidente da Liga, Mário Figueiredo. “Mário, a ser verdade, o homem é feio ou incompetente? É o único que não fez jogos da I Liga. Já foi onze vezes a Chaves. Qualquer dia é treinador do Chaves”, terá escrito Paulo Gonçalves.
Na resposta, Mário Figueiredo terá notado o seguinte: “Ele está pronto? Vem fazer aqui um jogo ao Porto? Só tens que dizer“.
O diretor de comunicação dos dragões divulgou também novas mensagens de email do ex-árbitro Adão Mendes, agora trocadas com Paulo Gonçalves para alegadamente interceder a favor do árbitro Manuel Mota e do seu filho.
Benfica fala em emails “totalmente irrelevantes”
Entretanto, o Benfica já reagiu às acusações do FC Porto, considerando que as alegadas trocas dos referidos emails são “totalmente irrelevantes no conteúdo, exceto no facto dos diversos crimes que voltaram a ser cometidos no Porto Canal”, disse uma fonte encarnada à agência Lusa.
Na passada quarta-feira, um dia depois de Francisco Marques ter divulgado os primeiros emails, envolvendo Pedro Guerra e Adão Mendes, o Ministério Público confirmou ter recebido uma denúncia anónima que acusa o Benfica de corrupção e anunciou ter enviado o caso para o Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa, com vista à instauração de um inquérito.
Esse dado foi interpretado com surpresa por alguns juristas que entendem que o MP avisou os potenciais suspeitos da investigação, antes de esta poder arrancar, o que compromete o caso em termos jurídicos.
Entre os benfiquistas, a revelação dos primeiros emails levou à revolta contra Pedro Guerra, que foi insultado e mesmo alvo de uma agressão na última Assembleia Geral do clube encarnado.
[sc name=”assina2″ by=”ZAP” url=”http://www.futebol365.pt/artigo/172003-fc-porto-divulga-emails-trocados-entre-filipe-vieira-e-mario-figueiredo/” source=”Futebol 365″ url2=”” source2=”Lusa” ]
Deixe um comentário