A nadadora japonesa Rikako Ikee, que conquistou seis medalhas de ouro nos Jogos Asiáticos de Jacarta em 2018, revelou que tem leucemia. O anúncio foi feito numa mensagem publicada na sua conta na rede social Twitter.
A nadadora, de 18 anos, submeteu-se um exame médico no Japão e foi diagnosticada com este tipo de cancro que afeta os leucócitos, as células brancas do sangue. “Ainda acho difícil acreditar e estou confusa, mas é uma doença que pode ser curada se for tratada adequadamente”, afirmou Ikee na sua mensagem.
A nadadora será “obrigada a desistir de participar na competição nacional do Japão” e terá um tempo de repouso para se concentrar no tratamento.
“Vou esforçar-me para mostrar uma Rikako Ikee mais forte do que antes“, acrescentou a japonesa, que pede o apoio dos fãs.
Rikako Ikee, campeã mundial júnior em 50 metros livre, 50 e 100 metros mariposa, perderá a oportunidade de competir no Campeonato Mundial de Natação em Gwangju, Coreia do Sul, em julho.
Ikee, natural de Tóquio, é uma das revelações da natação japonesa e mundial. A sua atuação nos últimos Jogos Asiáticos fez dela a primeira mulher a ser destacada como atleta mais valiosa da competição, ou seja, MVP (Most Valuable Player).
As seis medalhas de ouro de Ikee é o maior número de medalhas ganhas por uma atleta feminina num único evento de Jogos Asiáticos. De acordo com a CNN, a jovem também ganhou duas medalhas de pratas para juntar à sua coleção.
O atirador norte-coreano So Gin Man, que ganhou sete medalhas de ouro e uma de prata em Nova Deli em 1982, é o único atleta a ter conquistado mais títulos num evento de Jogos Asiáticos do que Ikee.
[sc name=”assina” by=”ZAP” source=”Lusa” ]
Deixe um comentário