Rui Pinto retratado como um ativista anticorrupção pela New Yorker

A revista americana New Yorker publicou uma extensa reportagem sobre Rui Pinto, o pirata informático julgado pelo caso da Football Leaks. Rui Pinto é retratado como um ativista anticorrupção.

Rui Pinto é um homem cuja opinião pública se desdobra entre hacker e whistleblower. Apesar de estar preso em Portugal, a New Yorker comparam Rui Pinto a nomes como Julian Assange e Edward Snowden. O jovem é tido como um benfeitor pelas revelações que fez, que podem ser vistas como combate à corrupção no mundo do futebol.

Enquanto Rui Pinto espera na cadeia, as suas revelações estão a arrasar os mais famosos clubes e jogadores”, lê-se na introdução do artigo, citada pelo jornal Expresso. A revista conta a história do pirata informático português, que é originalmente licenciado em História.

“As regras de transferências estão estragadas. Os salários são secretos. As melhores ligas estão repletas de oligarcas russos, fundos do Médio Oriente e conglomerados chineses”, critica a revista norte-americana.

No extenso artigo é também relatado que as informações vazadas por Rui Pinto foram de extrema importância para a condenação de grandes futebolistas por evasão fiscal, pela investigação a um alegado caso de violação contra Ronaldo e ainda uma investigação ao Manchester City, que os pode deixar fora da Liga dos Campeões na próxima temporada.

“Fiquei completamente eletrizado quando me chegou às mãos tanta informação”, admitiu o jornalista da revista alemã “Der Spiegel”, Rafael Buschmann. Rui Pinto fez-lhe chegar estas informações em 2016, depois de em 2015, ter também enviado um e-mail ao jornalista do jornal Record, António Varela.

No artigo da New Yorker são recordados, obviamente, alguns dos casos mais sonantes que o trabalho de whistleblower de Rui Pinto originou. Em Portugal, o caso dos e-mails do Benfica, que ainda hoje abala o futebol português foi mencionado. Também não faltou o caso dos “jogadores fantasma” de Bruno de Carvalho na altura em que era presidente leonino.

[sc name=”assina” by=”ZAP”]


Comentários

4 comentários a “Rui Pinto retratado como um ativista anticorrupção pela New Yorker”

  1. Avatar de Ana Isabel
    Ana Isabel

    “Ativista anti corrupção”????? ahahahahahahahahahahaha, Mas alguém acredita nessa treta?
    É um criminoso! PONTO! Tentou extorquir dinheiro com o que roubou com chantagens!
    Mas agora que a informação está nas mãos da justiça deviam avançar com investigações para que quem cometeu crimes de corrupção seja punido!

  2. Avatar de Fernando Ventura
    Fernando Ventura

    Ana Isabel, consegues ser mais ESTÚPIDA que a própria essência da estupidez. Mais uma saloia a tentar dissecar assuntos que desconhece.

    1. Avatar de Joao Henriques
      Joao Henriques

      E tu sabes ? Nos queremos e que tudo mas mesmo TUDO que ele sabe , sai ca para fora …

  3. a Ana Isabel tem toda a razão.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *