O FC Porto e o presidente portista serão suspeitos de fraude e de lavagem de dinheiro em transferências de vários jogadores, estando em causa 20 milhões de euros. SL Benfica e SC Braga também serão outros dos clubes visados.
A revista Sábado revela, na edição desta quinta-feira, que o Ministério Público (MP) e o Fisco têm abertos cinco mega-inquéritos por suspeitas de fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais. Entre os visados estarão presidentes de clubes, agentes, empresários, empresas e dezenas de jogadores de futebol.
Segundo a mesma publicação, o processo-crime que se encontra numa fase mais avançada será o de Pinto da Costa e do FC Porto, que resultará da junção de oito inquéritos iniciados em 2017/18.
Em causa estarão negócios feitos há alguns anos com, pelo menos, 15 jogadores, entre os quais Jackson Martínez, Iker Casillas, Radamel Falcao, James Rodríguez, Imbula, Mangala e Danilo Pereira.
A Sábado adianta ainda que a Autoridade Tributária já calculou em cerca de 20 milhões de euros a vantagem patrimonial ilegal que poderá estar associada a esses negócios.
“Patranha”
Entretanto, o clube azul-e-branco já reagiu a esta notícia num comunicado divulgado, ontem à noite, no seu site oficial. “Nunca a FC Porto SAD e/ou o presidente do seu Conselho de Administração foram interpelados, ouvidos ou interrogados em qualquer tipo de inquérito ou diligência judicial similar sobre qualquer uma destas matérias”.
“Se estes inquéritos existirem, o que só se admite por mera hipótese de raciocínio, estariam em segredo de justiça e numa fase embrionária, pelo que se estranha esta fuga de informação cirúrgica em vésperas de um FC Porto-Benfica decisivo para o campeonato”.
“A FC Porto SAD e o presidente do seu Conselho de Administração manifestam, como sempre, a sua disponibilidade para fornecerem todos os elementos contabilísticos e pessoais que forem solicitados, como já o fizeram, em devido tempo, à Unidade de Grandes Contribuintes da Autoridade Tributária.
A FC Porto SAD e o presidente do seu Conselho de Administração não deixarão de exigir em sede própria responsabilidades aos artífices desta patranha“.
Outros clubes visados
Segundo o jornal ECO, que cita a mesma revista, entre os outros clubes visados nestes mega-processos está também o SL Benfica e Luís Vieira, alegadamente devido à contratação de jogadores como André Carrillo, Pizzi, Jiménez, Júlio Cesar, Ola John e Jonas.
Para além das ‘águias’, também os presidentes do Braga, V. Guimarães, Estoril, Marítimo e Portimonense estão alegadamente envolvidos. O empresário português Jorge Mendes e a sua mulher também estão visados no processo, noticia o jornal Público.
O campeão de inverno, SC Braga, também consta dos nomes lançados pela revista, devido a transferências de jogadores como Dyego Sousa, Fransérgio, Raúl Silva, Pablo Santos e Éder.
Este sábado joga-se, no Estádio do Dragão, às 20h30, o clássico entre FC Porto e Benfica. O jogo poderá ser decisivo para os dragões, que se encontram atualmente a sete pontos do campeão nacional.
[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”” source=”” ]
Deixe um comentário