Rúben Amorim foi suspenso por 15 dias pelo Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), na sequência da expulsão no final do jogo com o Famalicão.
Para além da suspensão, o técnico dos leões foi multado em 6.375 euros pelo Conselho de Disciplina, depois de ter sido expulso após o apito final do empate frente ao Famalicão, no jogo realizado no último domingo em Alvalade.
Os instantes finais do encontro entre o Sporting e o Famalicão foram quentes e disso foram reflexo as críticas dos jogadores dos leões e de Rúben Amorim à arbitragem de Rui Costa, o que motivou o cartão vermelho ao técnico.
Segundo a TVI, o árbitro Rui Costa escreveu no relatório que Rúben Amorim “foi considerado expulso por palavras injuriosas dirigidas à equipa de arbitragem, proferidas no final do jogo, tendo dito: ‘Vai para o c.., vai-te f…, conseguiste o que querias”.
A mesma fonte indica que o mapa de castigos da Liga refere que Rúben Amorim foi notificado deste relatório na segunda-feira e, nesta mesma terça-feira, apresentou a contestação, argumentando que não foram aquelas expressões que proferiu.
“Analisada a defesa apresentada, este Conselho de Disciplina – Secção Profissional entende que não se vislumbra indiciado qualquer abalo à credibilidade probatória reforçada de que gozam aqueles relatórios oficiais, pelo que se confirma a factualidade neles descrita, com as consequências disciplinares previstas no Regulamento Disciplinar”, pode ler-se.
Desta forma, o técnico sportinguista vai falhar as próximas três jornadas, em que os leões defrontam o Farense, o Belenenses SAD e Sp. Braga.
De recordar que esta foi a quarta expulsão do treinador nesta época.
Já a Hugo Viana foi aberto um processo disciplinar, diz o Correio da Manhã.
Palhinha multado, mas sem jogo de suspensão
João Palhinha foi multado pelo Conselho de Disciplina da FPF pelo sexto cartão amarelo na I Liga, mas sem qualquer jogo de suspensão.
O médio dos leões, que já não tinha cumprido castigo quando viu o quinto amarelo na prova, foi admoestado no jogo com o Famalicão, da 26.ª jornada, sendo multado em 102 euros pelo CD, que reconheceu que se tratava do sexto cartão amarelo na prova do jogador.
O internacional português foi castigado com um jogo a 27 de janeiro, em processo sumário, na sequência do quinto amarelo no campeonato, visto no encontro frente ao Boavista, da 15.ª jornada da I Liga, tendo o pleno da secção profissional do Conselho de Disciplina (CD) da FPF considerado improcedente o recurso do jogador.
O médio apresentou uma providência cautelar no Tribunal Central Administrativo do Sul, para suspender a eficácia do castigo, acabando por ser utilizado pelo treinador leonino, na vitória frente ao rival Benfica, por 1-0, no dérbi da 16.ª jornada da I Liga.
Em março, o Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) suspendeu o castigo de um jogo ao futebolista, pelo quinto amarelo que recebeu na I Liga, mas não retirou o cartão.
João Palhinha, que viu amarelos na I Liga nas rondas 1, 6, 9, 10, 15 e 26, vai assim estar ao dispor do técnico para deslocação do Sporting ao Farense, esta sexta-feira, em jogo da 27.ª jornada.
Na edição 2020/21 da I Liga portuguesa, o médio do Sporting foi o único jogador que atingiu o quinto cartão amarelo e não cumpriu o respetivo castigo.
[sc name=”assina” by=”Ana Isabel Moura, ZAP” source=”Lusa” ]
Deixe um comentário