Luís Filipe Vieira é ouvido, nesta segunda-feira, na Comissão Parlamentar de Inquérito aos grandes devedores do Novo Banco. O presidente do Benfica vai explicar como é que o seu império empresarial deixou dívidas de 181 milhões de euros, num dia em que há benfiquistas a pedirem a sua demissão.
Após ter adiado, uma primeira vez, a audição na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) aos grandes devedores do Novo Banco, alegando que tinha que ir a uma consulta médica, Vieira vai finalmente ser ouvido pelos deputados, a partir das 15 horas desta segunda-feira.
O momento está a servir para alguns benfiquistas descontentes convocarem uma manifestação para a entrada da Assembleia da República, em Lisboa, às 14:30 horas, para pedir a Vieira que se demita do cargo de presidente do Benfica.
“Manifestação pelo Benfica: Rua Vieira” é o mote deste protesto numa altura em que o Benfica está completamente arredado da luta pelo título nacional, posicionado no terceiro lugar do campeonato, e arriscando falhar o apuramento directo para a Liga dos Campeões.
Os organizadores do protesto frisam que é “um dia importante” para “mostrar a contestação e pedir a demissão de Vieira“. “Vamos abdicar de Vieirices no nosso Benfica”, apontam.
Amanhã temos um dia importante para voltar a mostrar a nossa contestação e pedir a demissão a Vieira.
É importante fazer esta manifestação de uma forma pacífica, como têm sido todas até agora.
Vamos abdicar de Vieirices no nosso Benfica!!!#AbdicaVieira pic.twitter.com/ZzFwBRZT1a
— Frente Encarnada (@FrenteEncarnada) May 9, 2021
A hashtag #AbdicaVieira está a dominar as tendências do dia no Twitter e há quem saliente que “hoje é dia do Vieira cair da cadeira”.
Entre os apelos à demissão, outros utilizadores pedem ao dirigente que respeite “a história e valores do clube”.
Bom dia meus putos, hoje é dia do Vieira cair da cadeira 🔴⚪️🦅💪🏻#AbdicaVieira
— Aursnes da Depressão🔴⚪🦅🔥 (@Glorioso_1904) May 10, 2021
“Mais Benfica, menos Vieira”, salientam outros utilizadores do Twitter, notando que “é a salvação do clube que está em causa” e acusando o presidente do Benfica de estar “a manchar o bom nome” do clube.
“Cada dia que passa é mais um dia em direcção ao abismo, não se pode ter um presidente só preocupado em defender a trapalhada e vigarice dos seus negócios“, aponta outro utilizador do Twitter, realçando que “o Benfica está acima de interesses pessoais, e de quem deixou de servir o clube para se servir dele”.
https://twitter.com/RSolnado/status/1390962647827374084
https://twitter.com/benficaeazeite/status/1391684615488905216
Perante os deputados, Vieira deverá dar explicações sobre o “buraco” que a sua sociedade imobiliária, a Promovalor, deixou no Novo Banco e que é da ordem dos 181 milhões de euros, segundo o Correio da Manhã (CM).
Já ouvido na CPI, o ex-vice-presidente de Vieira no Benfica, Nuno Gaioso Ribeiro, revelou aos deputados que essa dívida totaliza 219,7 milhões de euros.
Gaioso Ribeiro foi ouvido na qualidade de gestor do Fundo Capital Criativo que ficou com os créditos da Promovalor ao Novo Banco no âmbito de uma reestruturação da dívida que foi feita em Novembro de 2017, logo após a venda da instituição ao fundo norte-americano Lone Star.
Na prática, o Novo Banco passou a “sócio das empresas de Vieira”, como sublinhou a deputada Mariana Mortágua, do Bloco de Esquerda, na audição a Gaioso Ribeiro, uma vez que o tal Fundo Capital Criativo é detido, maioritariamente, pela instituição bancária.
Note-se ainda que Gaioso Ribeiro também é presidente da empresa C2 Capital Partners que ganhou o contrato de gestão do referido Fundo. O Novo Banco paga a essa empresa uma comissão superior a 500 mil euros por ano pela gestão do Fundo.
Na CPI, Vieira vai salientar que está a “pagar tudo pontualmente”, conforme realça o CM.
O jornal salienta que entre o património imobiliário da Promovalor está um hotel de luxo no Brasil, actualmente encerrado, o “melhor prédio de Maputo”, em Moçambique, com 17 pisos, e um conjunto de terrenos na Andaluzia espanhola com grande potencial para a prática do golfe.
[sc name=”assina” by=”Susana Valente, ZAP”]
Deixe um comentário