No último ato da Liga, há uma luta por uma vaga europeia e uma fuga à despromoção

Vitória de Guimarães, Santa Clara e Famalicão lutam pela derradeira vaga de acesso às competições europeias de futebol da próxima época, numa 34.ª e última jornada marcada também pela ‘fuga’ à despromoção da I Liga portuguesa.

Com os cinco primeiros lugares já definidos, os holofotes estão virados para o sexto e último posto, que garante a presença na nova Liga Conferência Europa, sendo que o Vitória de Guimarães parte em vantagem para a derradeira ronda, agendada para quarta-feira.

A única exceção é precisamente o reduto dos vitorianos, que não poderão ter apoio nas bancadas do Estádio D. Afonso Henriques na receção ao Benfica, tendo em conta o castigo de três jogos à porta fechada que lhes foi imposto na sequência dos insultos racistas a Moussa Marega, do FC Porto.

O Vitória ocupa a sexta posição da I Liga, com 43 pontos, e depende de si próprio para garantir a última vaga europeia, bastando-lhe pontuar diante das ‘águias’ e esperar que o Santa Clara, sétimo, com a mesma pontuação, não faça melhor na receção ao aflito Farense.

Embora vimaranenses e açorianos estejam em melhor posição para o conseguir, o Famalicão, oitavo, com 40 pontos, ainda alimenta esperanças de alcançar o sexto lugar, tendo, para isso, de vencer o Moreirense e ficar à espreita de deslizes daqueles dois adversários, sobre os quais tem vantagem no confronto direto.

A 34.ª jornada ficará marcada pela consagração do Sporting como campeão nacional, poucos dias depois de ter averbado a primeira derrota no campeonato, diante do rival Benfica.

Os ‘leões’ recebem o Marítimo, em Alvalade, numa partida em que o sportinguista Pedro Gonçalves vai tentar desempatar o duelo com o benfiquista Haris Seferovic pelo cetro de melhor marcador, partindo ambos com 20 golos para a derradeira ronda, embora com vantagem para o suíço, pelo menor tempo de jogo acumulado.

Ainda no topo da classificação, o FC Porto vai receber o Belenenses SAD, enquanto o Sporting de Braga, quarto, visita o Portimonense, e o Paços de Ferreira, quinto, joga em Tondela.

Os algarvios, 14.º colocados, com 34 pontos, são uma das quatro equipas ainda envolvidas na fuga à despromoção, embora tenham vantagem pontual sobre as restantes três formações: Boavista (33), Rio Ave (31) e Farense (31).

Os ‘axadrezados’ vão jogar ao reduto do tranquilo Gil Vicente, ao passo que os vila-condenses, em posição de ‘play-off’ de manutenção’, visitam precisamente o já despromovido Nacional.

O Farense será, porventura, o que tem a tarefa mais complicada, uma vez que joga nos Açores, perante um Santa Clara com ambições europeias.

Os nove jogos da 34.ª e última jornada da I Liga, que se realizam na quarta-feira, estão provisoriamente agendados para as 16:00 (hora em Lisboa), embora ainda sujeitos a alterações nos horários por parte da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).

Programa da 34.ª jornada:

Quarta-feira, 19 de maio:

Moreirense – Famalicão

Tondela – Paços de Ferreira

FC Porto – Belenenses SAD

Vitória de Guimarães – Benfica

Gil Vicente – Boavista

Portimonense – Sporting de Braga

Sporting – Marítimo

Santa Clara – Farense

Nacional – Rio Ave

[sc name=”assina” source=”Lusa” ]


Comentários

Um comentário a “No último ato da Liga, há uma luta por uma vaga europeia e uma fuga à despromoção”

  1. É preciso clarificar que o 6º classificado da Liga NOS, não dá acesso a nenhuma competição Europeia. Só dará acesso à Liga das Confederações, se o 4º classificado estiver na Liga Europa, mas para isso tem que vencer a Taça de Portugal…
    As regras este ano, são diferentes do anterior…
    Poderão constar isso no site da UEFA: https://editorial.uefa.com/resources/0263-10c848fb43cc-49ac1262ab7c-1000/access_list_2021-22_final.pdf?iv=true
    Cumprimentos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *