A anfitriã Rússia conseguiu hoje uma determinante vitória na luta pelo apuramento para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao bater a Finlândia por 1-0, em São Petersburgo.
No primeiro jogo da segunda jornada do Grupo B, um golo de Aleksei Miranchuk, nos descontos da primeira parte, aos 45+2 minutos, valeu o triunfo aos russos, que tinham perdido por 3-0 com a Bélgica na primeira jornada.
Os russos igualaram os três pontos dos belgas e dos finlandeses, que se tinham estreado em fases finais do Europeu com um triunfo por 1-0 sobre a Dinamarca, num jogo marcado pelo desfalecimento de Christian Eriksen.
Na quinta-feira, a Bélgica defronta a Dinamarca, em encontro marcado para as 18:00 locais (17:00 em Lisboa), em Copenhaga.
Pressão russa na primeira parte decisiva
A Finlândia até marcou cedo, mas o lance foi anulado por fora-de-jogo, e a partir desse momento praticamente só deu Rússia, que assumiu o domínio e partiu para cima dos finlandeses. Ao intervalo, os russos registavam já impressionantes 26 acções com bola na área contrária, mas só marcaram nos descontos, no derradeiro remate do primeiro tempo.
Os finlandeses tinham de atacar no segundo tempo e assim o fizeram, assumindo mais a iniciativa, mas pouco perigo causaram e ainda deixaram espaço para a Rússia contra-atacar e causar perigo. Mas a desinspiração ofensiva era completa e o resultado acabaria por não sofrer alterações, ficando as duas equipas com uma vitória cada no Grupo B.
Melhor em Campo
No meio de tanta desinspiração ofensiva destacou-se Aleksei Miranchuk, um dos poucos que saiu da mediania. O médio foi o melhor em campo, com um GoalPoint Rating de 7.4, graças ao grande golo que marcou, mas também a três passes para finalização, um passe de ruptura, oito passes ofensivos valiosos e quatro acções com bola na área contrária.
Destaques da Finlândia
Robin Lod 6.2 – O mais esclarecido dos finlandeses, com dois passes de ruptura, dois para finalização, cinco valiosos e ainda cinco desarmes.
Lukas Hradecky 5.7 – Mais uma vez o guarda-redes finlandês esteve em grande plano, desta feita com duas defesas, ambas a remates na sua grande área e de elevado grau de dificuldade, e ainda somou duas saídas pelo ar eficazes.
Destaques da Rússia
Daler Kuzyayev 6.7 – Bom jogo do ala-esquerdo dos russos, activo a atacar, com seis passes ofensivos valiosos, cinco cruzamentos (dois eficazes), seis acções com bola na área contrária e três dribles completos em cinco.
Artem Dzyuba 6.5 – Um verdadeiro “armário”, a estampa física deste ponta de lança não lhe permitiu marcar desta vez, mas fez a assistência para o golo, 12 passes ofensivos valiosos, somou dez acções com bola na área finlandesa e ganhou impressionantes dez duelos aéreos ofensivos em 14.
Resumo
[sc name=”assina2″ by=”ZAP” source=”Lusa” url2=”https://goalpoint.pt/finlandia-russia-euro-2020_118805″ source2=”GoalPoint”]
[sc name=”euro2020-grupo” grupo=”1685″ ]
Deixe um comentário