Números do Euro 2020: Pedri é uma “máquina”

Algumas estatísticas do torneio, que está quase a entrar nos quartos-de-final. Jovem espanhol em destaque em várias tabelas, tal como a própria Espanha.

Vêm aí os quartos-de-final do Europeu 2020 e, antes que os jogos comecem, espreitamos as estatísticas oficiais do torneio. Há jogadores e seleções nacionais em destaque e a própria UEFA sublinhou o papel que Pedri González tem tido nos jogos da Espanha.

O médio do Barcelona é o jogador que protagonizou mais corridas a solo no terço do campo mais ofensivo, até agora. Foram 21 sprints, bem distante dos 16 do seu compatriota Marcos Llorente e dos 15 de Cristiano Ronaldo e do dinamarquês Joakim Mæhle.

Pedri é o futebolista com mais quilómetros percorridos com a bola junto ao pé: 23,6 quilómetros a controlar o esférico. No top-5 desta tabela há quatro espanhóis: Pedri, Koke, Laporte e Morata. O único “intruso” é o alemão Kimmich, que já não vai alterar os seus números.

No total de distância percorrida, Pedri não é líder mas está no terceiro lugar (46,9 quilómetros), atrás do sueco Albin Ekdal e do austríaco Marcel Sabitzer, que lidera com 48,7 quilómetros. Ekdal e Sabitzer já não estão no Europeu, por isso o espanhol deverá passar para a frente também neste capítulo, se jogar contra a Suíça.

Números e mais números, que levam a UEFA a indicar que Pedri é uma “máquina”. Tudo isto num jovem de 18 anos, que jogou 52 vezes pelo Barcelona ao longo da última temporada.

Ainda a nível individual, Álvaro Morata está na frente no número de remates na direção da baliza, com oito tentativas, o mesmo número de Cristiano e do checo Patrik Schick. E Laporte, outro espanhol, é o futebolista com mais passes completos e tentados, na prova: 390 e 403, respetivamente.

A nível coletivo, a Espanha também está forte neste Euro 2020. É a seleção com mais golos marcados (11), sendo que 10 deles foram apontados nos últimos dois jogos: cinco contra a Eslováquia, cinco contra a Croácia.

A Espanha é, de longe, a seleção com maior percentagem de posse de bola: 67,5%. A percentagem de passes completos é liderada pela Alemanha (89,3%) mas a Espanha está logo atrás, no segundo lugar (89%), e ainda pode aumentar esse número, ao contrário dos alemães.

A Itália, sem surpresas, tem o maior número de remates (87), mas a Espanha aparece novamente no pódio: terceiro posto, com 68 tentativas.

[sc name=”assina” by=”Nuno Teixeira, ZAP” ]


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *