É (quase) certo: melhor participação de sempre de Portugal em Jogos Olímpicos

Jorge Fonseca vence combate para medalha de bronze, em Tóquio 2020

Terceira medalha já igualou os dois melhores registos de sempre. Mas é muito provável que Portugal ainda conquiste, no mínimo, mais uma medalha.

Claro que o título deste artigo é arriscado. Mas não é assim tão arriscado comentar que Portugal vai conquistar, no mínimo, quatro medalhas nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Se confirmar o quarteto, será o melhor registo português de sempre neste evento, na contabilidade de medalhas.

As três medalhas já conquistadas em Tóquio não foram propriamente surpreendentes: Jorge Fonseca (judo), Patrícia Mamona (atletismo) e Fernando Pimenta (canoagem) eram favoritos ao pódio e confirmaram. Bronze no judo e na canoagem, prata no atletismo.

Qual é a quarta medalha que o ZAP considera como quase certa? A de Pedro Pablo Pichardo no triplo salto, no atletismo. Dos três portugueses na qualificação, Pichardo foi o único a conseguir a presença na final – e conseguiu uma marca de 17.71 metros, enquanto o segundo melhor atleta foi o turco Er Necati, que se ficou pelos 17.13 metros. Mais de meio metro de diferença em relação a todos os outros, uma margem enorme nesta competição. Mas, obviamente, cada dia é um dia e tudo pode acontecer na final, embora Pichardo esteja nos favoritos, até para a medalha de ouro.

Portugal tem até agora 26 medalhas conquistadas em Jogos Olímpicos. As três edições com mais pódios portugueses foram: Los Angeles 1984, Atenas 2004 e Tóquio 2020, que ainda decorre. Três medalhas em cada edição.

A edição de 1984 ganha destaque em relação às outras porque Carlos Lopes ficou com a medalha de ouro nessa edição (o primeiro título olímpico para Portugal). Ainda em Los Angeles, Rosa Mota e António Leitão conquistaram a medalha de bronze.

Já em Atenas, 20 anos depois, não houve ouro mas houve duas medalhas de prata – Sérgio Paulinho e Francis Obikwelu – e uma de bronze, conseguida por Rui Silva.

Entre as 26 subidas ao pódio, fica o registo da primeira medalha de Portugal nos Jogos Olímpicos: aconteceu em 1924, em Paris, graças ao trio Aníbal Borges D’Almeida, Hélder de Sousa Martins e José Mouzinho de Albuquerque, na equitação.

Até agora, o bronze é o metal predominante na lista de medalhas de Portugal: quatro de ouro, nove de prata e 13 de bronze.

[sc name=”assina” by=”Nuno Teixeira, ZAP” ]


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *