Não acontecia há 19 anos: uma competição da UEFA sem clubes portugueses

Jaime Pacheco, treinador do Zamalek SC.

Liga Conferência Europa não contará, nem com Paços de Ferreira, nem com Santa Clara. Liga dos Campeões de 2002/03 não teve equipas lusas – mas essa época terminou com uma conquista europeia do FC Porto.

Quando, daqui a anos, recordarem a primeira edição da Liga Conferência Europa, irão reparar que a fase de grupos desse torneio não teve qualquer clube português.

Finlândia, Israel, Arménia, Estónia, Chipre, Bulgária, Eslováquia, Azerbaijão, Cazaquistão e Gibraltar são alguns dos países que estarão representados na fase de grupos da nova prova da UEFA.

Portugal tinha dois candidatos: Paços de Ferreira e Santa Clara. Os nortenhos superaram a terceira eliminatória da qualificação mas foi derrotado pelo poderoso Tottenham no play-off. Os açorianos ultrapassaram duas eliminatórias mas, também no play-off, perdeu diante do Partizan Belgrado.

https://zap.aeiou.pt/pacos-ferreira-santa-clara-fora-europa-427489

Desde 2002/03 que uma competição europeia não tinha qualquer equipa portuguesa na fase de grupos.

O falhanço luso ocorreu na Liga dos Campeões, nessa altura. Naquele verão de 2002, duas equipas poderiam ter chegado à fase de grupos: Sporting e Boavista. Nenhuma conseguiu.

O campeão Sporting foi afastado (2-0 no total) pelo Inter Milão, na terceira e última ronda de qualificação. O Boavista, segundo classificado no campeonato português na época anterior, venceu facilmente o Hibernians na segunda eliminatória mas perdeu (1-0) contra o Auxerre na terceira eliminatória.

Mas, meses depois, já em 2003, quase nenhum adepto português se lembrava disso. Porque essa época 2002/03 terminou com duas equipas portuguesas nas meias-finais da Taça UEFA: FC Porto e Boavista. E o FC Porto venceu mesmo o torneio, ganhando ao Celtic na final.

No extremo oposto, a Liga dos Campeões deste ano: três equipas portuguesas na fase de grupos. Sporting, FC Porto e Benfica repetem o registo de há cinco anos, em 2016/17, quando os três «grandes» também estiveram na fase de grupos da maior competição europeia de clubes.

[sc name=”assina” by=”Nuno Teixeira, ZAP” ]


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *