Este domingo, Portugal venceu a Argentina por 2-1 e fez história ao conquistar, pela primeira vez, o Mundial de Futsal.
A seleção portuguesa de futsal sagrou-se, este domingo, pela primeira vez campeã mundial, ao vencer por 2-1 a Argentina, que detinha o título, na final do Campeonato do Mundo de 2021, disputada em Kaunas, na Lituânia.
Portugal chegou a deter uma vantagem de dois golos, graças ao bis de Pany Varela, aos 15 e 28 minutos, mas a seleção sul-americana, que defendia o título mundial conquistado em 2016, na Colômbia, reduziu por Claudino, aos 28, e manteve a incerteza até ao fim.
Portugal, que tinha como melhor resultado de sempre na competição o terceiro lugar alcançado em 2000, na Guatemala, tornou-se o quarto país a erguer o troféu, depois de Brasil, Espanha e Argentina, juntando o título mundial ao europeu, que conquistou, também pela primeira vez, em 2018, na Eslovénia.
A equipa portuguesa chegou à final da competição depois de ultrapassar o Cazaquistão, numa partida em que a seleção nacional sofreu para vencer (como aconteceu aliás em todos os jogos da fase a eliminar), tendo chegado ao fim do tempo regulamentar empatada a 2 golos. A vitória, por 4-3, chegaria no desempate por grandes penalidades.
Ricardinho eleito o melhor jogador do campeonato
O internacional português Ricardinho foi distinguido como o melhor jogador do Mundial de futsal de 2021, que Portugal conquistou hoje pela primeira vez, ao vencer na final a Argentina, por 2-1, em Kaunas, na Lituânia.
O capitão português foi distinguido como Jogador Mais Valioso do Mundial, à frente do compatriota Pany Varela, autor dos dois golos de Portugal na final, enquanto Douglas Júnior, do Cazaquistão, ficou em terceiro.
Ricardinho, de 36 anos, foi considerado o melhor nos Europeus de 2007 e 2018, e na carreira foi distinguido seis vezes como o melhor jogador de futsal do mundo, em 2010, 2014, 2015, 2016, 2017 e 2018.
O melhor marcador do Mundial de 2021 foi o brasileiro Ferrão, como nove golos, seguido de Pany Varela, segundo ‘artilheiro’ da prova, com oito.
Nos restantes prémios, a seleção cazaque, que Portugal afastou nas meias-finais (2-2 após prolongamento e 4-3 no desempate por grandes penalidades), recebeu o prémio de ‘fair-play’, e Sarmiento, da Argentina, foi eleito o melhor guarda-redes.
Marcelo e Costa felicitam seleção
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou a seleção pelo título mundial alcançado, um “feito desportivo extraordinário” que “orgulha todos os portugueses”, recebendo a equipa no Palácio de Belém esta segunda-feira, pelas 15h00.
O primeiro-ministro, António Costa, também felicitou a seleção das quinas pelo título, considerando ser “mais um grande feito para o desporto nacional”.
Numa mensagem publicada no Twitter, o chefe do Executivo deu os parabéns à seleção por se ter sagrado “campeã do mundo da modalidade, num jogo de muitas emoções“.
“Felicito a equipa técnica liderada por Jorge Braz, os jogadores e a FPF por mais um grande feito para o desporto nacional”, referiu.
https://twitter.com/antoniocostapm/status/1444740913964752899?s=20
[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”” source=”Lusa”]
Deixe um comentário