Goleada diante do Beşiktaş assegurou permanência na UEFA. Há décadas que o Sporting não conseguia um resultado assim na Taça/Liga dos Campeões.
O Sporting conseguiu uma vitória com margem confortável na Liga dos Campeões. Uma goleada contra o Beşiktaş, por 4-0, na quarta jornada do Grupo C.
Dois golos de Pedro Gonçalves em Alvalade, mais um de Paulinho e outro de Sarabia, que fechou o resultado que confirmou a continuidade do campeão português nas competições europeias nesta temporada.
O Sporting tem seis pontos e o Beşiktaş zero. Só faltam duas jornadas para o fim desta fase. Mesmo que os turcos ainda consigam igualar os portugueses na classificação, perderão no confronto directo porque foram derrotados nos dois duelos com o Sporting.
Para se apurar…
Por isso, agora Rúben Amorim só olha para cima. Ou seja, jogar na Liga Europa está garantido. E a presença nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões é claramente possível.
Sporting e Borussia Dortmund têm seis pontos cada e, no dia 24 de Novembro, a turma lusa vai receber o Borussia e, se ganhar com uma diferença de dois golos (ou mais), o Sporting está apurado – ganha vantagem no confronto directo com os alemães porque perdeu por 1-0 em Dortmund.
O primeiro lugar é mais complicado: o Ajax venceu sempre até agora, soma 12 pontos. E o campeão holandês goleou em Lisboa por 5-1…
Goleada histórica
Esta goleada, a maior da época, também entrou para a história europeia do futebol do Sporting, que não ganhava por quatro golos de diferença na Liga dos Campeões (Taça dos Campeões, na altura) desde 1970, ano em que goleou o Floriana por 4-0; e na primeira “mão” dessa eliminatória tinha superado a equipa de Malta por 5-0. Antes, em 1962, havia vencido os irlandeses do Shelbourne por 5-1.
Estas quatro vitórias – Shelbourne, Floriana (duas vezes) e Beşiktaş – são as maiores goleadas que o Sporting conseguiu em toda a história desta competição.
Contas do FC Porto
O FC Porto também não se deu mal nesta jornada. Não venceu (1-1 em Milão) mas o Atlético de Madrid perdeu em Liverpool.
A duas jornadas do final, os portistas estão no segundo lugar do Grupo B, com mais um ponto do que o Atlético de Madrid. O FC Porto pode perder em Liverpool na próxima jornada mas, se no último jogo, vencer em casa o Atlético, vai estar nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões.
[sc name=”assina” by=”Nuno Teixeira, ZAP” ]
Deixe um comentário