O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) anulou o castigo de três jogos à porta fechada que foi aplicado ao Vitória de Guimarães devido aos insultos racistas a Marega, jogador do FC Porto, durante um jogo da Liga portuguesa de futebol.
“Não ficou demonstrado que o Vitória tenha promovido, ou sequer consentido ou tolerado os cânticos racistas em questão”, aponta uma fonte envolvida no processo à agência Lusa.
Esta fonte nota ainda que não ficou provado que o clube de Guimarães “tenha tido um conhecimento efectivo e/ou atempado da ocorrência dos factos em causa”, para poder agir “em tempo útil”.
Além de ver anulado o castigo de três jogos à porta fechada, o clube vimaranense foi absolvido de pagar uma multa de 53.500 euros a propósito de um caso que remonta ao minuto 69 do encontro entre Vitória e FC Porto.
A partida realizada no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, em 16 de Fevereiro de 2020, terminou com um triunfo dos dragões por 2-1.
Marega marcou o segundo golo portista no jogo e pediu para ser substituído, tendo mesmo abandonado o relvado na sequência de insultos racistas oriundos das bancadas com adeptos do Vitória
Castigo já cumprido (com os estádios interditados por causa da Covid-19)
Na sequência do caso, a Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto (APCVD) puniu o Vitória com três jogos à porta fechada e com uma multa de 53 mil euros, num despacho de 20 de Outubro de 2020.
Mas o clube minhoto recorreu da decisão.
Em Julho, o TAD já tinha anulado o outro castigo imposto ao Vitória de Guimarães no âmbito deste caso envolvendo Marega, que ditava um jogo à porta fechada e uma multa de cinco mil euros devido à “ausência de som das gravações captadas pelo sistema de videovigilância”, segundo um despacho de 18 de Maio de 2021 do Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
O Vitória já cumpriu os três jogos à porta fechada impostos pelo CD da FPF em 4 de Maio de 2021, perante o Famalicão (derrota por 1-0), o Benfica (derrota por 3-1) e o Leixões (triunfo por 4-1).
Nesses três jogos, os recintos estavam interditos ao público devido à pandemia de covid-19.
O Vitória de Guimarães tem agora pendentes dois jogos à porta fechada e uma multa de 13 mil euros por “factos ocorridos” nos jogos com o Sporting de Braga, de 10 de Novembro de 2019 (derrota vitoriana por 2-0), e com o Benfica, de 4 de Janeiro de 2020 (derrota por 1-0).
[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”” source=”Lusa”]
Deixe um comentário