Rússia confirmou favoritismo no Europeu de futsal e vai estar nas meias-finais. Adversária será Ucrânia. UEFA “proíbe” duelos entre russos e ucranianos desde 2014.
A Rússia, uma das selecções favoritas à conquista do Europeu de futsal, confirmou o favoritismo, venceu a Geórgia por 3-1 e vai estar nas meias-finais.
O pavilhão Ziggo Dome, em Amsterdão, recebeu o terceiro jogo dos quartos-de-final, que não teve golos durante a primeira parte.
Já no segundo tempo, logo ao terceiro minuto, Niyazov colocou os russos na frente mas, um minuto depois, Petry Branco empatou para a “brasileira” selecção da Geórgia.
Depois o protagonista foi um jogador do Benfica: Chishkala fez o 2-1 aos 27 minutos e, a seis segundos do final, fechou o resultado – quando a Geórgia não tinha guarda-redes na baliza.
Mas a maior notícia não é este jogo. É o jogo que se segue.
Nas meias-finais a Rússia vai defrontar a Ucrânia. Há mais de sete anos que a UEFA “proíbe” duelos entre selecções (ou equipas) de Rússia e Ucrânia.
A decisão foi tomada pela UEFA em Julho de 2014, por causa da anexação da Crimeia. Um clima tenso que nunca desapareceu – e que até aumentou durante os últimos dias, com a presença de milhares de militares russos perto da fronteira, aparentemente prontos para uma invasão.
A entidade que regula o futebol – e o futsal – europeu nunca mais colocou formações russas e ucranianas juntas, nos sorteios para as fases de grupos. E, nos sorteios para a primeira eliminatória após os grupos, a regra repetiu-se sempre: Rússia contra Ucrânia? Não. Fosse qual fosse o torneio.
Obviamente a UEFA não controla tudo. E não conseguiria evitar um duelo entre ucranianos e russos numa meia-final, ou numa final. Mas a realidade é que as selecções ou equipas de Rússia e Ucrânia não costumam chegar a fases adiantadas de competições europeias.
Por isso, desde a “proibição” da UEFA, nunca mais houve encontros entre formações destes dois países, nos principais torneios masculinos.
O Europeu de futsal 2022 é a primeira excepção. A Rússia está novamente entre as melhores mas a Ucrânia, longe deste patamar desde 2005, está de volta.
Sexta-feira, 4 de Fevereiro, 16 horas: data e hora do reencontro entre Ucrânia e Rússia.
[sc name=”assina” by=”Nuno Teixeira da Silva, ZAP” ]
Deixe um comentário