“Rui Costa é o Chicão do futebol”. Benfica a ferro e fogo em tempos de crise

Está instalada a crise no Benfica depois da derrota de 2-1 com o Gil Vicente. Os adeptos já não conseguem esconder a revolta e lançam-se contra a direcção de Rui Costa, considerando que devia já ter contratado um novo treinador e que tem de marcar eleições para o fim da época.

“O Rui Costa é o Chicão do futebol.” Este é um dos vários comentários que se podem encontrar nas redes sociais sobre a actual situação do Benfica, numa altura em que “saltou a tampa” aos adeptos após mais uma derrota.

O Benfica perdeu em casa com o Gil Vicente, por 1-2, e já está a 12 pontos do primeiro lugar que é ocupado pelo FC Porto.

Nesta altura, Rui Costa, presidente das águias, está debaixo de fogo com a contestação à sua gestão a subir de tom. O ex-futebolista que sucedeu a Luís Filipe Vieira na liderança do clube, após o envolvimento deste no processo judicial Cartão Vermelho, deu a cara pela derrota e apontou o dedo às arbitragens.

“Quando se pensa que bateu no fundo, aparece Rui Costa com ar chateado.” É desta forma que o jornalista João Querido Manha, ex-director do Record e do Expresso, analisa a situação, considerando, numa publicação no Twitter, que o presidente do Benfica não apresenta “nem uma ideia”, “nem uma solução”, “nem uma proposta”, “nem uma mudança”.

Para o coordenador de A Bola TV, Luís Mateus, “Rui Costa perdeu no mercado uma oportunidade” de estancar a crise que “aumenta a cada jogo”, conforme escreve no Twitter. Este analista desportivo entende que o presidente do Benfica tem tomado “meias-decisões e meias-medidas”, preferindo “afinidades à competência inequívoca” e sem ter “uma visão estratégica” para o clube.

“Por muita boa vontade que se reconheça a Rui Costa (e pelas dificuldades inerentes a ter apanhado a época a meio, e de esta estar centrada numa figura [Vieira] que condicionava tudo o resto), o actual presidente pode estar a desperdiçar a (única) oportunidade de mudar o rumo do Benfica“, conclui Luís Mateus.

“São 13 anos a ser manso”

Rui Costa afirmou, na conferência de imprensa após o Benfica-Gil Vicente, que “há 4 meses sabia perfeitamente o quanto tinha para fazer para voltar a pôr o clube onde todos querem”. Mas “não se consegue tudo em 4 meses”, alegou.

Uma declaração que merece críticas de adeptos como João Umbelino que realça, numa publicação no Twitter, que “Rui Costa não está no clube há 4 meses, como tenta transmitir”. “São 13 anos a ser manso”, constata.

O que é que o Rui Costa está à espera para contratar um treinador e começar a preparar a próxima época? É preciso enviar requerimento?”, pergunta outro adepto benfiquista na mesma rede social.

Há também quem defenda que Rui Costa devia marcar eleições para o fim da época e muitos não esquecem que o actual presidente fez parte da direcção de Luís Filipe Vieira, notando que estes dois homens “e a restante direcção mataram o Benfica com a ajuda dos sócios”.

Já um “benfiquista ferrenho e nortenho”, como se auto-descreve, entende que “Rui Costa cometeu um erro de principiante, quando se colocou ao lado de Pizzi e dos outros malandros, no diferendo com Jorge Jesus”. É “um erro que vai custar muito caro a ele próprio e ao Benfica”, conclui este adepto.

A raiva dos benfiquistas contra o actual presidente da Luz foi bem visível após a derrota com o Gil Vicente, quando vários adeptos entoaram cânticos insultuosos contra o ex-futebolista.

Um movimento de adeptos que se auto-intitula “Servir o Benfica” pediu, entretanto, uma reunião com Rui Costa para abordar questões relacionadas com a auditoria forense ao clube e com o processo judicial Cartão Vermelho que envolve Luís Filipe Vieira.

O empresário Francisco Mourão Benítez, candidato derrotado nas eleições de Outubro, será um dos elementos que integra este movimento, segundo alguma imprensa desportiva.

Antes do jogo com o Gil Vicente, já tinha havido uma pequena manifestação de um grupo de adeptos sob o lema “Resgatar o Benfica” e com apelos “Rua Rui Costa” e “Rua Vieirismo”.

Tarja de protesto retirada das bancadas

No âmbito do Benfica-Gil Vicente, um grupo de adeptos levou para as bancadas do Estádio da Luz um cartaz que dizia “Onde andas Benfica?”. Mas os stewards obrigaram à retirada da tarja e os adeptos que a exibiam foram identificados pela polícia, segundo a imprensa desportiva.

Um episódio que veio agudizar a revolta dos adeptos que acusam a direcção de “pura ditadura”. “Podia ser no tempo do Salazar, mas não, é o Benfica do Rui Costa”, lamenta um adepto.

Contudo, há quem defenda a direcção, salientando que as “faixas com mais de 1×1 metro não podem entrar” nos Estádios segundo as regras da Liga de Clubes.

De facto, o artigo 35.º do Regulamento da Liga de Clubes, alusivo às “Medidas preventivas para evitar manifestações de violência e incentivo ao fair-play“, determina, no ponto s, que os clubes devem “impedir a utilização de megafones e outros instrumentos produtores de ruído, por percussão mecânica e de sopro, bem como bandeiras, faixas, tarjas e outros acessórios, de qualquer natureza e espécie de dimensão superior a 1m por 1m, fora das ZCEAP [Zona com condições especiais de acesso e permanência de adeptos] por adeptos”.

[sc name=”assina” by=”Susana Valente, ZAP”]


Comentários

2 comentários a ““Rui Costa é o Chicão do futebol”. Benfica a ferro e fogo em tempos de crise”

  1. Avatar de O que vale é que sou do FCP
    O que vale é que sou do FCP

    Ó Rui Costa vai pó carvalho?!! É assim que se tratam aqueles que tanto deram ao clube?! Está bonito isto…

  2. Avatar de Paulo Palma
    Paulo Palma

    Este Benfica á Rui Costa dá-me sono, vou dormir. Acordem-me quando o Benfica tiver um plantel de Jogadores com garra, com um treinador em condições e voltar a jogar bom futebol. Mas primeiro ponham o Rui Costa na rua que esse gajo está a enterrar o Benfica. Como é possível que este gajo deixe o LFV entrar no estádio da Luz depois do mal que ele fez ao Benfica.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *