Play-off para o Mundial 2022 poderá representar (esperemos que não) a despedida do capitão da selecção portuguesa.
Vem aí o play-off de acesso ao Mundial 2022. E vem aí o último jogo de Cristiano Ronaldo pela selecção portuguesa de futebol?
Portugal vai jogar na próxima quinta-feira contra a Turquia. Para já, esperemos que não seja despedida de ninguém – seria sinal de que os portugueses venceriam e passariam à final deste formato, ou contra a Itália, ou contra a Macedónia do Norte.
O avançado foi campeão europeu em 2016 e vencedor da Liga das Nações em 2019. Esteve nos dois momentos mais altos de Portugal no futebol sénior masculino. Já esteve em cinco edições do campeonato da Europa e, espera-se, estará num campeonato do Mundo pela quinta vez, ainda em 2022.
Mas, aos 37 anos, tem-se repetido a ideia de que o capitão pode estar próximo do seu último grande palco pela selecção – que se espera que seja no Qatar e não no Estádio do Dragão.
A sua retirada da selecção nacional é quase um “problema político”, descreveu Sérgio Pires, do portal Maisfutebol, em declarações ao jornal Daily Mail.
“É quase um problema político. Vai ser precisa uma conferência para chegarem a acordo sobre a estratégia para preparar a saída de Ronaldo da selecção nacional”, afirmou o jornalista.
Equipa melhor?
Quando sair, a turma comandada por Fernando Santos será melhor? “Acho que é controverso dizer que uma equipa é melhor sem o seu melhor jogador, particularmente quando não temos uma amostra representativa de jogos realizados sem ele”, respondeu.
Apesar de Cristiano estar quase sempre mas convocatórias há praticamente 20 anos, Portugal já entrou em campo sem o madeirense em diversos jogos. E a última derrota sem Cristiano em campo decorreu no dia 7 de Setembro de 2014 – contra a Albânia por 0-1, no último jogo de Paulo Bento enquanto seleccionador.
Foi sem Cristiano que Portugal conseguiu um grande percurso na fase de grupos da primeira edição da Liga das Nações, conseguindo o primeiro lugar (com Itália no grupo) e boas exibições.
E, lembra o jornal inglês, foi sem o número 7 que Portugal protagonizou quase um recital de futebol, com muitos momentos espectaculares, diante da Croácia. Aconteceu em Setembro de 2020, também na Liga das Nações: vitória por 4-1 contra a Croácia, vice-campeã mundial. Foi provavelmente o jogo mais “bonito” de Portugal, desde que Fernando Santos chegou.
“Costumamos dizer que a selecção portuguesa é Cristiano mais 10. Mas a equipa fica mais relaxada sem ele. A equipa é melhor sem ele”, admitiu Sérgio.
Agora está aí um quarteto de grande qualidade no ataque. Provavelmente o quarteto mais forte do Portugal a cores: Bruno Fernandes, Bernardo Silva, Diogo Jota e João Félix. Prontos para marcar golos (algo que já fazem com frequência).
O jornal acredita que Cristiano Ronaldo pode estar mesmo quase a despedir-se dos jogos entre selecções: “É uma possibilidade real, tendo em conta o desafio que se espera para Portugal” – referindo-se à hipótese forte de defrontar a Itália, na final do play-off para o Mundial 2022.
Seria um duelo entre os dois últimos campeões europeus. E o último de CR7?
[sc name=”assina” by=”Nuno Teixeira da Silva, ZAP” ]
Deixe um comentário