Sporting de Braga conseguiu algo que nenhuma equipa conseguiu em praticamente um ano e meio: vencer o FC Porto.
O FC Porto perdeu. Muito tempo depois da sua última derrota no campeonato português de futebol, os portistas voltaram a ser derrotados.
Quem conseguiu este feito foi o Sporting de Braga, nesta segunda-feira, num dos últimos jogos da 31.ª da I Liga. Ricardo Horta marcou na fase inicial da segunda parte e estabeleceu assim o resultado final (1-0).
O resultado confirmou que o Sporting de Braga vai terminar a Liga no quarto lugar e aproximou o Sporting (venceu no Bessa) do FC Porto; são agora seis pontos de diferença entre os primeiro e segundo classificados.
A última vez que o FC Porto tinha perdido no campeonato havia sido no dia 30 de Outubro de 2020, na sexta jornada da Liga da época passada. O Paços de Ferreira venceu por 3-2 na altura.
A partir daí, foram 28 jogos na época passada, mais 30 jogos na edição actual do campeonato sem perder. 58 partidas, um recorde. O FC Porto de Sérgio Conceição superou a sequência do Benfica (56 jogos seguidos no campeonato sem qualquer derrota), entre 1976 e 1978.
Mesmo a nível europeu, este registo é um dos melhores de sempre no futebol. Mas a melhor sequência de sempre continuou longe: o Steaua Bucareste, na Roménia, já conseguiu ficar invicto durante…104 jogos consecutivos.
Novidades, regresso
Como curiosidade: o que aconteceu entre os dias 30 de Outubro de 2020 e 25 de Abril de 2022? Ou seja, entre as duas últimas derrotas do FC Porto na Liga.
Duas novidades salientam-se. O Sporting foi campeão nacional de futebol. 2021 travou outra sequência recorde: 19 anos consecutivos sem o título principal em Alvalade.
A outra novidade foi o Sporting de Braga – que afastou precisamente o FC Porto nas meias-finais – que conquistou a Taça de Portugal, também no ano passado. Apenas a terceira no seu currículo.
Ainda por cá, o Sporting também triunfou na Taça da Liga. E duas vezes: em Janeiro de 2021 e em Janeiro de 2022.
O Benfica não conquistou qualquer troféu entretanto e ainda viu sair (novamente) Jorge Jesus.
O Estádio do Dragão, palco dos jogos do FC Porto, foi o palco da final da Liga dos Campeões no ano passado, conquistada pelo Chelsea.
Entretanto, os adeptos voltaram aos estádios.
Noutras modalidades, podemos destacar o futsal: Portugal foi campeão mundial, campeão europeu (de novo) e o Sporting foi também campeão europeu (de novo).
[sc name=”assina” by=”Nuno Teixeira da Silva, ZAP” ]
Deixe um comentário