Benfica é campeão da UEFA Youth League. Vieira puxa para si os louros e lança farpas a Rui Costa

Benfica campeão da UEFA Youth League
Benfica campeão da UEFA Youth League após vencer o FC Salzburgo por 6-0 em Nyon, Suíça, a 25 de Abril de 2022.

O Benfica conquistou, pela primeira vez, a UEFA Youth League em futebol, com uma goleada de 6-0 ao Salzburgo. Um triunfo histórico que leva Luís Filipe Vieira a puxar para si os louros, desvalorizando o papel de Rui Costa na conquista.

Depois de três finais perdidas na prova que replica o modelo da Liga dos Campeões, em 2014, 2017 e 2020, à quarta foi de vez e o Benfica é campeão da UEFA Youth League em futebol.

Ao intervalo, os encarnados já venciam por 2-0, terminando com um triunfo gordo de 6-0 com golos de Martim Neto (2 minutos), Henrique Araújo (15, 57 e 89 minutos, este de grande penalidade), Cher Ndour (53) e Luís Semedo (69).

Este foi o segundo título de Portugal na competição, depois de o FC Porto a ter conquistado em 2018/2019, derrotando na final os ingleses do Chelsea por 3-1.

O Salzburgo já venceu uma edição da prova num palmarés que é liderado por Chelsea e Barcelona, ambos com dois títulos.

“Influência de Rui Costa no Seixal não tem sido praticamente existente”

Após este triunfo encarnado na UEFA Youth League em futebol, Luís Filipe Vieira foi convidado a reagir ao título inédito e trata de puxar os louros para si pela aposta na formação do Benfica, desvalorizando os méritos de Rui Costa, actual presidente do clube.

Este projecto começou em 2006 quando foi inaugurado o Centro de Estágio e começava uma nova era no Benfica“, salienta Vieira em entrevista à CMTV.

Um jogador para ser concretizado demora cerca de 10 anos, começámos muito atrás, mas hoje somos uma realidade da formação na Europa”, diz ainda o ex-presidente da Luz, alertando que é preciso manter o rumo porque “o futuro do Benfica passa pela formacão”.

“Tem sido a formação do Benfica a fazer resultados financeiros fantásticos que libertaram o Benfica para ter a posição privilegiada de hoje em termos patrimoniais”, acrescenta.

“Se Rui Costa tem mérito por esta conquista? O mérito é só dos treinadores e dos jogadores. Que eu saiba, a influência do Rui no Seixal não tem sido praticamente existente ao longo dos anos”, atira ainda Vieira numa farpa ao homem que o substituiu na liderança do Benfica depois de ter sido constituído arguido no processo “Cartão Vermelho”.

Vieira também faz questão de destacar “dois homens que merecem estar ligados a este título”, respectivamente Mário Dias e Jaime Graça. “Dedico-lhes [este título] a eles”, nota.

Em outra crítica a Rui Costa, Vieira comenta a escolha de Roger Schmidt como próximo treinador do Benfica, considerando que “há treinadores portugueses que serviriam perfeitamente para o Benfica, até por compreenderam melhor o futebol português do que qualquer estrangeiro”.

O ex-presidente do Benfica também refere que, nesta época, “nenhum adepto deve estar satisfeito” com o desempenho da equipa de futebol. “O Benfica tem de ser bem acompanhado”, conclui.

[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”” source=”Lusa”]


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *