https://www.youtube.com/watch?v=Q63FKrIA0f0
Uma das maiores figuras do Benfica e do futebol português tinha 63 anos. Conquistou 15 títulos durante a sua carreira de futebolista.
1984. Europeu de futebol desse ano – o primeiro com a presença de Portugal.
Entre as crianças e adolescentes que seguiam atentamente futebol, provavelmente a maioria queria ser como Fernando Chalana.
Era o ano de Chalana (e supostamente de Fernando Mamede, por outros motivos).
Com a companhia da sua esposa, o “Chalanix” brilhou em França. Sem golos mas com fintas e assistências que impressionavam. Foi incluído na melhor equipa do Euro 1984, segundo a UEFA.
Antes, bem antes, estreou-se na equipa principal do Benfica quando tinha apenas 17 anos. Terá sido, até então, o futebolista mais jovem de sempre a jogar na primeira divisão em Portugal.
Falar sobre Chalana é falar sobre o Benfica. Com 15 anos deixou a famosa escola do Barreirense (nasceu no Barreiro) para jogar pelos juvenis do Benfica. E ficou na Luz durante os 10 anos seguintes.
Depois do já mencionado Europeu, ficou em França, no Bordéus. Três anos depois voltou à Luz, já sem o ritmo de outrora e com as lesões quase sempre presentes. Ainda jogou por Belenenses e Estrela da Amadora.
Conquistou 15 títulos enquanto sénior, incluindo seis campeonatos em Portugal e um em França.
Entre quedas e lesões, ficou famosa uma grande penalidade que não era grande penalidade, no jogo entre Portugal e União Soviética, na qualificação para o Europeu 1984. A falta foi feita fora da área mas Chalana saltou lá para dentro e foi assinalada grande penalidade. Jordão marcou, Portugal apurado.
Mais tarde foi treinador durante praticamente 20 anos e, quase sempre, no Benfica. Integrou diversas estruturas e chegou a ser treinador principal na Luz durante alguns jogos.
Chalana morreu nesta quarta-feira. Tinha 63 anos.
[sc name=”assina” by=”Nuno Teixeira da Silva, ZAP” ]
Deixe um comentário