Um trabalhador migrante que participou na construção os estádios do mundial do Qatar 2022 precisaria de ter trabalhar 1.964 horas para pagar o custo de completar uma caderneta.
A inflação é uma realidade a que dificilmente se consegue escapar, mesmo na compra dos produtos mais inusitados, como é o caso das famosas cadernetas de cromos, lançadas com pompa e circunstância em anos de grandes competições internacionais de futebol, como acontece este no, no Qatar. Perante a subida dos preços dos mais variados bens, é expectável que um colecionador tenha que despender nada mais nada menos do que 1005 euros.
A Panini, empresa que produz a caderneta oficial desde o Campeonato do Mundo de 1970 no México, fixou o preço de cada saqueta com cinco cromos para o álbum Qatar 2022 em 10,4 euros. Isto representa um aumento de 12,5% no custo de 93 cêntimos de um pacote de cinco autocolantes no Mundial da Rússia, em 2018. Já para o Euro 2016, uma saqueta custava 58 cêntimos.
Existe um total de 670 cromos referentes ao Mundial do Qatar 2022, que foram vendidos pela primeira vez na passada quinta-feira. Contudo, devido às repetições, os fãs precisam, em média, de comprar 4.832 autocolantes para completar a caderneta, segundo cálculos de Paul Harper, professor de matemática na Universidade de Cardiff, citados pelo The Guardian.
Como tal, um cromo com custo de 21 cêntimos pode, na realidade, ter um valor de 1005 euros. De acordo com o mesmo investigador, caso os fãs tenham “muita sorte e nunca fossem confrontados com um repetido” nas saquetas que compram, seriam necessários um mínimo de 137 para completar a caderneta inteira. Tal missão iria exigir qualquer coisa como 138 euros.
No entanto, Harper entende que a maioria das pessoas irá encontrar cromos repetidos, daí ter elaborado uma fórmula para prever a probabilidade de tal acontecer. “O primeiro autocolante que comprar é absolutamente garantido não ser um duplicado”, apontou na sua pesquisa publicada pela primeira vez em 2018. “O segundo autocolante que receber tem uma probabilidade de 681/682 (99,85%) de ser um novo autocolante. O terceiro autocolante que já tem 680/682 (99,7%) hipóteses de ser um novo autocolante, e assim por diante”.
A probabilidade de encontrar novos autocolantes quando se chega perto do fim torna-se cada vez mais pequena e a maioria dos colecionadores recorre à troca de autocolantes com amigos ou em clubes de troca online.
“O que é interessante é que para recolher apenas os últimos 19 autocolantes para a caderneta, seria ainda necessário comprar 483 saquetas de autocolantes, ou metade do número total de pacotes esperados”, disse Harper. “Por outras palavras, só se está a meio caminho quando só lhe restam colecionar 19 “.
Em jeito de curiosidade, e não só, um trabalhador migrante que participou na construção os estádios do mundial do Qatar 2022 precisaria de ter trabalhar 1.964 horas para pagar o custo de completar uma caderneta, de acordo com os valores divulgados (52 cêntimos por hora).
Ainda segundo o The Guardian, a Panini relatou vendas anuais de 1,4 mil milhões de dólares em 2018, devido à forte procura dos seus autocolantes do Mundial da Rússia 2018. Isto foi mais do dobro da receita de 613 milhões de dólares alcançada em 2017 (ano sem competição).
O lançamento da coleção dá sempre o pontapé de saída para os grandes torneios internacionais de futebol, e este não será diferente. Criámos um novo visual e uma coleção inovadora que promete juntar pessoas de todas as idades para trocar e colar o seu caminho até à conclusão”.
Todas as 32 equipas qualificadas para o torneio estão incluídas na caderneta e são representadas por um plantel de 18 jogadores. A coleção consiste de um total de 670 autocolantes, incluindo 50 autocolantes especiais, os mais valiosos e raros, com o fundo brilhante.
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