Benzema Bola de Ouro. Melhor futebolista português passa a ser Leão

Benzema Bola de Ouro 2022

Cristiano Ronaldo superado por um compatriota, pela primeira vez desde 2006. Alexia repete prémio, Nuno Mendes não vence entre os jovens.

Não foi propriamente surpreendente: Karim Benzema é o novo melhor futebolista do planeta, tendo recebido o prémio Bola de Ouro.

O sucessor de Lionel Messi foi distinguido na gala realizada nesta segunda-feira, depois de uma grande época 2021/22 ao serviço do Real Madrid (44 golos e 15 assistências), clube pelo qual foi novamente campeão europeu.

“É um orgulho. É um sonho de criança. Cresci com isto na cabeça. Tive dois modelos na vida: Zidane (que lhe entregou o prémio) e Ronaldo. É a Bola de Ouro do povo”, disse o avançado.

Benzema é o primeiro francês a ficar com o troféu nos últimos 23 anos. O anterior tinha sido precisamente Zidane, em 1998.

Sadio Mané e Kevin De Bruyne completaram o pódio, respectivamente nos segundo e terceiro lugares. Refira-se que é uma estreia para os dois países: Senegal e Bélgica nunca tinham tido um representante no pódio dos melhores futebolistas do planeta.

Lewandowski foi quarto classificado, Salah quinto. A completar o top-10 ficaram, por esta ordem, Mbappé, Courtois, Vinícius, Modrić e Haaland.

O que quer dizer que Cristiano Ronaldo, vencedor cinco vezes, ficou fora do top-10, algo que não acontecia desde 2006.

Esse ano havia sido também o último em que o madeirense não foi o melhor futebolista português (na altura, atrás de Deco). Agora ficou em 20.º no geral, atrás de Rafael Leão, 14,º classificado nesta tabela.

Leão é assim o melhor futebolista português, à frente de Cristiano, de Bernardo Silva (22.º) e de João Cancelo (25.º).

Luis Díaz, ex-FC Porto, conseguiu o 17.º posto, enquanto Darwin Núñez, ex-Benfica, ficou no 25.º lugar.

Lionel Messi, vencedor no ano passado (7 troféus no total), nem estava nomeado desta vez.

Desde 2008 só uma vez o vencedor não tinha sido, nem Messi, nem Cristiano. Antes de Benzema, só Modrić conseguiu intrometer-se, há quatro anos.

Alexia Putellas repetiu a “dose” e voltou a ser eleita a melhor futebolista do mundo. A jogador do Barcelona superou a concorrência de Beth Mead e de Sam Kerr, que fecharam o pódio.

Os portugueses estavam também atentos ao prémio Kopa. Nuno Mendes era um dos candidados a melhor jovem mas o prémio foi entregue a Gavi.

Courtois ficou com o prémio Yachine, relativo a melhor guarda-redes. Robert Lewandowski confirmou o prémio Gerd Müller, graças aos seus 57 golos.

O Manchester City foi eleito o clube do ano, à frente de Real Madrid e Liverpool.

Pela primeira vez, foi entregue o prémio Sócrates, para distinguir um futebolista que se destaque pelas suas acções sociais. Sadio Mané foi o eleito nesta estreia, por ajudar a criar hospitais e escolas no Senegal.

[sc name=”assina” by=”Nuno Teixeira da Silva, ZAP” ]


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *