Cristiano Ronaldo está, de novo, envolvido em mais uma polémica. Desta vez porque saiu para os balneários antes do fim do Manchester United-Tottenham (2-0), um jogo onde a sua equipa teve uma das melhores prestações da época e sem ele em campo.
O avançado português ficou, mais uma vez, de fora do onze titular de Erik ten Hag na recepção ao Tottenham. O treinador do Manchester United ainda colocou o avançado a aquecer na parte final do primeiro tempo. Mas aos 89 minutos, sem ter entrado em campo, Ronaldo resolveu sair para os balneários.
A sua atitude está a ser muito criticada, com acusações de “falta de respeito”.
Ten Hag não quis comentar a polémica. “Vou lidar com isso amanhã”, “agora estamos a festejar a vitória”, salientou depois de um jogo onde o Manchester United teve uma das melhores exibições da época.
Desnorte de Ronaldo é “preocupante” para Portugal
Ronaldo está a ser acusado de “falta de profissionalismo”, o que é paradigmático em alguém que sempre foi elogiado como um futebolista exemplar. “Está a borrar a pintura toda”, há quem diga, acusando-o de “auto-sabotagem”.
“Não está a saber encarar a decadência e a falta de protagonismo“, dizem ainda outros adeptos.
Mas entre os adeptos portugueses, há também quem lamente que a situação está a ficar “preocupante” para Portugal com a previsível titularidade de Ronaldo no Mundial 2022, até depois da lesão de Diogo Jota que será baixa para o torneio no Catar.
“Ronaldo está a ter um final de carreira deprimente por culpa própria. Já não está com idade para birras. E vamos ter de levar com ele na Selecção mais uns tempos… Até quando quiser, é ele que manda”, considera o jornalista de A Bola, Rafael Fernandes, numa publicação no Twitter.
O também jornalista de desporto Duarte Monteiro fala de “egoísmo”, de “egocentrismo” e de “negrura da noção”. “Ronaldo foi um jogador estratosférico, mas despede-se com o seu pior lado à superfície. Os génios têm mau feitio, mas não somos obrigados a apreciá-lo”, considera também numa publicação na mesma rede social.
“O Ronaldo devia ter mais respeito pela espantosa carreira que teve”, salienta, por seu turno, o comentador político Pedro Marques Lopes.
O Ronaldo devia ter mais respeito pela espantosa carreira que teve
— Pedro Marques Lopes (@pedroml) October 19, 2022
O egoísmo, o egocentrismo, a negrura da noção. Ronaldo foi um jogador estratosférico mas despede-se com o seu pior lado à superfície. Os génios têm mau feitio, mas não somos obrigados a apreciá-lo. https://t.co/x2Is1wSBmr
— Duarte Monteiro (@espenmoos1879) October 19, 2022
Ronaldo a sair mais cedo para ver se já caíram os 125€ do Costa pic.twitter.com/esG1PRVqoA
— frases de m3rda (@frasesdem3rda) October 19, 2022
A razão do abandono precoce do Cristiano Ronaldo pic.twitter.com/RL7rKFXjYn
— Bilbia mt engarsada (@BilbiaOfissial) October 19, 2022
Caso tornou-se “feio e pessoal”
Contudo, alguns adeptos do Manchester United são mais compreensivos perante a atitude de Ronaldo. Há quem lembre que o atleta esteve a aquecer desde os 35 minutos de jogo, ansiando por entrar em campo. Assim, consideram que foi Ten Hag quem desrespeitou o avançado.
“Imaginem serem o melhor marcador na época passada e agora, ficarem no banco. Isso aconteceu mesmo a mais alguém?“, pergunta um utilizador dos red devils no Twitter.
“Ronaldo sozinho conseguiu derrotar os Spurs na época passada e não lhe deram um único minuto em campo”, aponta outro adepto dos red devils, referindo-se ao hat-trick que o avançado marcou no triunfo do United por 3-2.
Parece que esqueceram tudo que o Cristiano Ronaldo fez pelo Manchester United na temporada passada… pic.twitter.com/XUGAwfFLgc
— Daily CR7 ?? (@dailyaveiro) October 19, 2022
Também há quem realce que ele foi embora antes do apito final “porque sentiu que Ten Hag o ia envergonhar colocando-o no último segundo“.
O caso tornou-se “feio e pessoal”, diz outro adepto do United, apontando que Ronaldo sente-se como “um estranho em casa”. Assim, pede aos responsáveis do clube que ao menos o deixem sair em Janeiro, se querem “matar a sua carreira”.
“O seu tempo no United acabou”
Rio Ferdinand, antigo jogador do United e colega de Ronaldo nos seus tempos áureos no clube, partilha desta ideia. “Porque não o deixaram sair se de facto não faz parte dos planos?”, questiona o ex-atleta no seu canal de Youtube “Five”.
Ferdinand só entende que Ten Hag não tenha usado Ronaldo contra o Tottenham por estar a poupá-lo para o jogo de sábado, frente ao Chelsea. “É a única justificação lógica”, diz, frisando que entende porque é que Ronaldo está “furioso”.
Pelo meio, o antigo jogador lança recados a Ten Hag, notando que deve “pensar muito bem” no que vai fazer no mercado de transferências de Janeiro. “Se não vê o Ronaldo mais vezes como titular do que como suplente, penso que terá de o libertar, deixar sair”, considera.
Ferdinand também lamenta que toda a polémica em torno de Ronaldo esteja a esconder a boa exibição do United, tal como outro ex-jogador dos red devils, Patrice Evra. “Temos de parar de falar todos os dias sobre o Ronaldo”, salienta Evra.
Da mesma opinião é o antigo avançado Alan Shearer, ex-Newcastle United, que diz entender “a frustração de Cristiano Ronaldo”, notando que “é duro” por estarmos a falar do “melhor jogador que já vimos”. Mas “o treinador tomou a sua decisão e acabou por decidir bem”, conclui, realçando que o United fez “uma grande exibição”.
Para os comentadores da Sky Sports, após a atitude de Ronaldo, é evidente que “o seu tempo no clube acabou”.
[sc name=”assina” by=”ZAP”]
Deixe um comentário