O Wolverhampton, da Permier League inglesa, oficializou a contratação de Julen Lopetegui. O treinador espanhol vai orientar a equipa de topo com mais portugueses no onze titular — incluindo os “três grandes” da liga portuguesa.
O treinador catalão Julen Lopetegui, antigo treinador do FC Porto e selecionador de Espanha, vai ser o novo treinador do Wolverhampton.
Lopetegui substitui no cargo o antigo treinador do Benfica Bruno Lage, dispensado do domando técnico dos Wolves na sequência de um mau arranque na época 2022/23.
Lopetegui, que também não sobreviveu ao mau arranque de temporada do Sevilha, foi despedido no início de outubro do clube andaluz após a derrota por 4-1 frente ao Borussia Dortmund para a Champions — na altura, a segunda em três jogos da prova europeia, a sexta em 10 da temporada.
O técnico catalão foi agora oficializado como novo treinador do Wolverhampton, que elogia o percurso de sucesso do ex-selecionador espanhol e lhe dá as boas vindas para “um novo capítulo” na vida do clube.
Lopetegui sucede a dois treinadores portugueses ao comando dos Wolves: Nuno Espírito Santo (2017–2021) e Bruno Lage (2021–2022).
O espanhol vai liderar uma equipa que conta com nove jogadores portugueses no seu plantel. A equipa inglesa é, aliás, a que conta com mais portugueses no onze titular, se considerarmos todos os clubes das ligas Big 5 — e mesmo se incluirmos os onzes de Benfica, FC Porto e Sporting.
Numa análise rápida, o ZAP recolheu os onze-tipo do Wolverhampton, Benfica, FC Porto e Sporting nesta temporada. Há nada menos do que 6 jogadores portugueses nos mais utilizados da equipa inglesa. FC Porto, Benfica e Sporting têm apenas 5.
Onze tipo do Wolverhampton (7): José Sá, Jonny Otto, Collins, Kilman, Ait-Nouri, Rúben Neves, Matheus Nunes, João Moutinho, Gonçalo Guedes, Adama Traoré e Podence.
Onze tipo do FC Porto (6): Diogo Costa; Pepê, Pepe, David Carmo e Zaidu; Otávio, Uribe, Bruno Costa e Galeno; Taremi e Evanilson.
Onze tipo do Benfica (5): Vlachodimos; Gilberto, António Silva, Otamendi e Grimaldo; Florentino e Enzo Fernández, David Neres e João Mário; Rafa e Gonçalo Ramos.
Onze tipo do Sporting (5): Adan; Gonçalo Inácio, Coates e Matheus Reis; Porro, Ugarte, Morita e Nuno Santos; Trincão, Edwards e Pedro Gonçalves.
É inesperada a presença de dois jogadores portugueses no trio titular do ataque dos Wolves, que tem no seu plantel o mexicano Raúl Jimenez e o espanhol Diego Costa.
A verdade é que, entre lesões, castigos e chegadas recentes ao plantel, o jogador mexicano e a estrela espanhola têm menos jogos realizados do que os portugueses: 4 e 6, respetivamente. Gonçalo Guedes tem 14 jogos feitos, Daniel Podence alinhou em 13.
Poderíamos ainda considerar que Nelson Semedo tem lugar no onze tipo dos Wolves, mas o lateral português tem tantos jogos realizados (12) como o espanhol Jonny Otto. Em igualdade, não considerámos que Semedo seja um “titular absoluto”.
Assim, para encontrar uma equipa de topo com mais jogadores portugueses no onze titular, temos mesmo que olhar para a Seleção Nacional.
[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”” source=”” ]
Deixe um comentário