Entre Porto, Lisboa, Madrid, Roma e Liverpool. Uma viagem entre grandes cidades e grandes jogos.
Não é o único motivo mas a qualidade do futebol praticado, sobretudo (mas não só) em Portugal, é um dos motivos para alguém escolher deixar de ver futebol.
Por isso, se surge um fim-de-semana em que há futebol-espectáculo, ainda por cima em mais do que um estádio da I Liga, até elaboramos um artigo com base nisso.
A 27.ª jornada começou na sexta-feira. E nem começou com um bom jogo: o Vizela venceu o Santa Clara sem grande brilho, com chuva e vento e sem espectáculo.
Logo a seguir começou “o” jogo. Benfica-FC Porto. Os dois maiores campeões portugueses e os dois primeiros classificados. Não foi um espectáculo na estética, mas foi um espectáculo táctico e de atitude por parte dos vencedores portista. Foi “à Porto”, como se lia nos jornais no dia seguinte.
Ainda na sexta-feira, provavelmente o maior espectáculo desta ronda: o Boavista-Vitória de Guimarães (2-1). Grande ritmo, boas jogadas ofensivas, bola para a frente, todos sempre à procura da vitória. E um belo golo de Makouta, num livre directo que fechou o resultado:
Na tarde seguinte, sábado, os últimos minutos valeram pela emoção: o Portimonense perdia por 0-2 aos 81 minutos; e ainda conseguiu o empate diante do Rio Ave com um golo aos 96 minutos.
Mas ainda faltavam os dois jogos com mais golos. O Sporting de Braga goleou o Estoril por 4-1 e depois houve sete (!) golos no emocionante Casa Pia-Sporting. A equipa de Alvalade venceu por 4-3, com três golos de Trincão. Ruben Amorim não gostou da displicência dos seus jogadores mas os adeptos de futebol terão gostado do jogo.
E ainda…
…lá fora. Em Espanha, o Real Madrid perdeu por 2-3 contra o Villarreal. E que jogo esse. Não só pelos cinco golos, mas pelo duelo no geral, sobretudo impulsionado pela atitude atrevida – e com resultados – do Villarreal no terreno do campeão nacional e europeu.
Em Itália, num jogo que terá sido visto por muitos adeptos do Sporting, a Juventus perdeu em Roma por 2-1 contra a Lazio. Novo belo espectáculo.
Por fim, a Premier League. Que surpresa. Houve um “louco” Liverpool-Arsenal. Já se previa e foi mesmo um jogo espectacular, terminando com um empate a duas bolas.
[sc name=”assina” by=”Nuno Teixeira da Silva, ZAP” ]
Deixe um comentário