Benfica, FC Porto e Sporting alvos de buscas. Milhões em transferências sob suspeita

Benfica, FC Porto e Sporting estão a ser investigados por suspeitas de fraude. Em causa estão crimes de evasão fiscal.

A Autoridade Tributária está a fazer buscas nos estádios dos “três grandes”, avança o Jornal de Notícias, devido a esquemas de transferências de jogadores.

Estão a ser procuradas provas de desvios de dinheiro e ocultação de rendimento em contratos de transferências de jogadores.

As suspeitas recaem sobre empresas que, segundo o JN, passam faturas de prestação de serviços de intermediação que, para as autoridades, nunca existiram.

O esquema faria aumentar, artificialmente, os custos do negócio e diminuir o valor tributável dos impostos.

Segundo o Correio da Manhã, há também buscas na casa de Alexandre Pinto da Costa. O agente de futebol e filho do presidente do FC Porto estará envolvido em dezenas de transferências de fuga ao fisco.

A investigação é dirigida pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) e no terreno estão elementos da Direção de Serviços de Investigação da Fraude e de Ações Especiais.

O Correio da Manhã associa estas buscas à operação ‘Fora de Jogo’, que decorre há vários anos e conta com dezenas de arguidos ligados ao futebol – entre os quais o empresário Jorge Mendes.

O processo que terá sido desencadeado por documentos acedidos por Rui Pinto, o principal arguido do processo ‘Football Leaks’.

A Operação Fora de Jogo, já conta com mais de 130 arguidos e abrange um total de 500 milhões de euros de negócios.

Em 2020, clubes do campeonato português, futebolistas, empresários, advogados e vários dirigentes desportivos foram investigados.

Benfica e Sporting confirmaram à Lusa as buscas da Autoridade Tributária. Já o FC Porto fê-lo através de uma nota no seu site oficial, assegurando que estão prontos para “disponibilizar todos os elementos” que lhes sejam solicitados.

Fonte da Guarda Nacional Republicana (GNR) disse à agência que militares estão a acompanhar a operação da Autoridade Tributária, numa investigação dirigida pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP).

[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”” source=”Lusa” ]


Comentários

3 comentários a “Benfica, FC Porto e Sporting alvos de buscas. Milhões em transferências sob suspeita”

  1. Avatar de Modesto Pires
    Modesto Pires

    A estas horas buscas no Benfica são irrelevantes. As vezes que já lá foram nos últimos anos , os inspectores da judiciaria devem ter mais conhecimento dos dados e onde estão do que os trabalhadores do Benfica. Não me digam que vão passar uma borracha na participação do Porto na Torre de Babel?

  2. Avatar de José Machado
    José Machado

    Ui! Segurem-se todos! Vem aí uma multa de 500€ que é para a próxima não se portarem mal!

  3. Só ganham sempre as Finanças, e os adeptos e público, ficam a chuchar nos dedos sem saber nada e tudo abafado, todos como bons rapazinhos sem maldades nem lucros…
    Os Dirigentes deviam ser irradiados, punidos e bem denunciados, pois são o vértice da cadeia de canfongas e ambições egoístas!
    Mas cumplices, calam-se!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *