Mais uma goleada imposta por alemães a portugueses, desta vez nos mais jovens. O histórico é claramente negativo nos mais crescidos.
Claro que quem leu este título pode logo contrariá-lo, ao mencionar as vitórias de Portugal contra a Alemanha na qualificação para o Mundial 1986 e na fase final do Europeu 2000.
Mas recordemos que, neste segundo caso (2000), o jogo que terminou com o resultado Sérgio Conceição 3-0 Alemanha nada interessava para as contas da selecção portuguesa, que já estava apurada para os quartos-de-final antes de essa partida começar.
E, no caso mais antigo (1985), quando Carlos Manuel confirmou (e que golo!) que José Torres podia mesmo “sonhar”, lembremos que o campo parecia inclinado. Praticamente só a Alemanha atacou e a bola bateu duas vezes nos ferros de uma baliza defendida por Bento – que “até com o rabo defendeu” nesse jogo, como se dizia na altura. Nem remates quase junto à baliza… nada entrou.
Pronto, essas foram duas vitórias portuguesas. As únicas.
Sim: Portugal só venceu duas vezes a Alemanha em jogos oficiais, até hoje. Em 11 duelos, dois triunfos. E mesmo em jogos amigáveis, só uma vitória – apenas à sexta tentativa, no ano longínquo 1983.
Ao todo, três vitórias de Portugal em 19 encontros com a Alemanha. Os alemães são mesmo um problema no futebol português, sobretudo nos jogos entre selecções.
Recordamos logo o empate (1-1) na Alemanha que nos tirou do Mundial 1998, na famosa expulsão de Rui Costa, quando ia ser substituído por Sérgio Conceição.
Mas no geral, até ao já mencionado Europeu 2000 o balanço em jogos oficiais até era equilibrado: essas duas vitórias, empates no Europeu 1984 e na qualificação para o Mundial 1998.
Até que chegámos ao século XXI… e aí não há dúvidas: só dá Alemanha.
Portugal só ficou uma vez no pódio de um Mundial de futebol, em 1966, com Eusébio e companhia. 40 anos depois, esteve perto de repetir o registo no Mundial 2006 – mas, no jogo de atribuição dos terceiro e quarto lugares, o adversário foi a Alemanha. 3-1 para os alemães, que jogavam em casa.
Dois anos depois, Portugal tinha equipa e até estatuto para chegar mais longe no Europeu 2008. Mas cruzou-se com a Alemanha nos quartos-de-final e perdeu por 3-2.
Na estreia no Europeu 2012, onde Portugal até chegou às meias-finais, novo desaire frente à Alemanha, por 1-0.
No grande torneio seguinte, Mundial 2014, o sorteio ditou nova estreia Alemanha-Portugal. Goleada alemã por 4-0.
Já mais recentemente, no Europeu 2020, mais quatro golos sofridos por Portugal contra a Alemanha (4-2).
Cinco duelos entre Portugal e Alemanha neste século. Zero vitórias portugueses, cinco vitórias alemãs.
E este trauma estende-se aos mais jovens. No último Europeu sub-21, há dois anos, Portugal chegou à final e acreditava que, à terceira tentativa, ficaria com o troféu; não, porque o adversário na final foi a Alemanha e os alemães ganharam por 1-0.
Já nesta quarta-feira (e na verdade foi esse jogo que originou esta contabilidade), chegou a vez de os sub-17 se estrearem no Europeu deste ano. Adversário? Alemanha. Resultado? Alemanha 4-0 Portugal. Outra vez.
Isto tudo porque, no futebol, jogam 11 contra 11 e no final a Alemanha ganha… se o adversário for Portugal.
[sc name=”assina” by=”Nuno Teixeira da Silva, ZAP” ]
Deixe um comentário