O Basquetebolista sérvio Borisa Simanic perdeu um rim, no Campeonato do Mundo, após uma lesão, provocada por um adversário do Sudão do Sul.
Na gíria dos desportos coletivos de contacto, há uma expressão conhecida que diz “deixar o adversário sem um rim”, quando se ultrapassa o adversário, de forma inesperada.
O que não se espera é que a expressão seja levada à letra… mas, infelizmente, foi.
O basquetebolista sérvio Borisa Simanic perdeu um dos rins, como resultado da lesão sofrida no jogo do Campeonato do Mundo, frente ao Sudão do Sul.
Após o incidente em campo, o atleta foi operado em Manila, capital das Filipinas, um dos cinco países que está a acolher o Mundial.
Contudo, surgiram complicações adicionais que obrigaram a uma segunda intervenção, no domingo, na qual foi removido o rim.
“Foi muito difícil para nós quando soubemos o que aconteceu. Não dormimos depois daquele jogo. Estávamos a tentar encontrar sangue para ele, porque estava a perder muito sangue. Foi realmente um momento difícil para todos. Espero que isso nunca aconteça com ninguém”, desabafou o colega basquetebolista Nikola Milutinov.
O lance aconteceu a menos de dois minutos do triunfo da Sérvia sobre o Sudão do Sul, com Simanic a sofrer uma cotovelada de Nuni Omot, do Sudão do Sul – que garantiu que não pretendia lesionar o adversário – quando tentava marcar, debaixo do cesto, sendo que o sérvio gritou de dor e caiu de joelhos.
Borisa Simanic sofreu uma cotovelada frente ao Sudão do Sul… e teve de ser operado, perdendo um rim. 😨 pic.twitter.com/pjpG7xh1tr
— B24 Dunk (@B24Dunk) September 4, 2023
“Primeiro, não acreditávamos que fosse uma coisa tão má. Rezámos por ele para que fique bem o mais rápido possível”, acrescentou Milutinov, após o treino de hoje.
A comitiva desconhece ainda quando é que Borisa Simanic terá alta hospitalar.
Simanic participou num total de cerca de 20 minutos, distribuídos por três desafios dos Mundiais, tendo apontado três pontos.
Esta terça-feira, a Sérvia derrotou a Lituânia nos quartos-de-final do campeonato do Mundo.
Canadá ou Eslovénia: uma destas seleções será o adversário dos sérvios na meia-final da competição.
[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”” source=”Lusa” ]
Deixe um comentário