Mundial 2030 Transatlântico: vai começar na América do Sul e acabar em Portugal, Espanha e Marrocos

Estádio do Dragão, no Porto, durante o EURO 2004

Esperávamos, desejávamos, conseguimos. Portugal vai organizar o Mundial 2030, em conjunto com Espanha, Marrocos… e, surpreendentemente, com mais três países da América do Sul: Argentina, Uruguai e Paraguai.

O Mundial 2030 vai jogar-se em Portugal, Espanha e Marrocos.

A revelação foi feita pelo presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL), Alejandro Domínguez, esta quarta-feira, através de uma publicação nas redes sociais, ainda antes da decisão ter sido oficializada pela FIFA.

Mas o trio Portugal, Espanha e Marrocos não vai estar sozinho, sendo essa a grande novidade: Argentina, Uruguai e Paraguai – países que integravam uma candidatura à parte, que incluía também o Chile – vão acolher os jogos inaugurais da competição.

O objetivo deste plano transatlântico é celebrar o centenário do Mundial, cuja história começou a ser escrita, precisamente, no Uruguai, em 1930, que culminou na vitória dos anfitriões.

“A América do Sul, lugar onde tudo começou, voltará a ser palco da abertura do Mundial 2030”, festejou Alejandro Domínguez, na sua página da rede social X (antigo Twitter), acompanhado por Chiqui Tapia, Igancio Alonso Labat e Robert Harrison P., respetivamente, presidentes das associações de futebol da Argentina, Uruguai e Paraguai.

Mundial em três Continentes

A ideia da FIFA será, então, um “Mundial Ambulante”, em que os jogos inaugurais serão realizados naqueles três países da América Latina e os restantes em Portugal, Espanha e Marrocos.

O jornalista Gastón Edul da TyC Sports adiantou que há acordo com a FIFA para que os jogos inaugurais sejam das seleções da Argentina, Uruguai e Paraguai, e jogados nos respetivos países. No entanto, ainda não está definido se as três seleções vão ter direito a classificação direta.

Por outro lado, as seleções portuguesa, espanhola e marroquina estarão automaticamente classificadas.

Segundo informou a FIFA, “o primeiro destes três jogos será, naturalmente, disputado no estádio onde tudo começou, o mítico Estádio Centenário de Montevideu, precisamente para celebrar a edição do centenário do Campeonato do Mundo”.

O Chile, que inicialmente estava no projeto de organização, não está incluído neste plano, por decisão da FIFA, informou o mesmo jornalista.

A candidatura de Ibérica + Marrocos era a favorita, mas esperava-se que a decisão final fosse apenas conhecida em 2024.

Vai ser a primeira vez que o Mundial se vai realizar em mais do que um Continente – e logo a três

“Num mundo dividido, a FIFA e o futebol estão a unir-se”, disse o Presidente da FIFA, Gianni Infantino, esta quarta-feira.

“Em 2030, teremos uma pegada global única, três continentes – África, Europa e América do Sul – seis países – Argentina, Marrocos, Paraguai, Portugal, Espanha e Uruguai – acolhendo e unindo o mundo enquanto celebram juntos o jogo bonito, o centenário e o Campeonato do Mundo FIFA”, acrescentou Gianni Infantino.

[sc name=”assina” by=”Miguel Esteves, ZAP” url=”” source=”” ]


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *