Resultados dos últimos dias ditaram um equilíbrio raramente visto após 13 jornadas. Até o quinto classificado entra nestas contas.
Sporting perdeu, Benfica empatou, FC Porto e SC Braga venceram – e o Vitória de Guimarães também ganhou (já lá vamos).
Os desfechos desta 13.ª jornada ditaram um equilíbrio ainda maior na classificação e raramente visto após três meses de campeonato.
Sporting e FC Porto lideram com 31 pontos cada, Benfica tem 30 pontos e o SC Braga soma 29. E o Vitória não está muito longe, com 25 pontos.
Ou seja: há dois líderes, os quatro primeiros estão separados por apenas dois pontos, os cinco primeiros só têm seis pontos a separá-los.
Não há cenário equivalente na Europa, no top-10 dos campeonatos da UEFA.
Na Turquia ainda há dois líderes: Galatasaray e Fenerbahçe têm 40 pontos cada; mas o terceiro classificado, o Kayserispor, já está a 11 pontos de distância dos rivais.
Na Premier League, para muitos a melhor liga do mundo, o equilíbrio volta a dominar nos lugares cimeiros: Liverpool está na frente com 37 pontos, mas tem o Arsenal com 36, o Aston Villa com 35 pontos e o Manchester City com 33. Quatro pontos entre primeiro e quarto classificados, sete pontos para o quinto (Tottenham, com 30 pontos); estão próximos mas não tanto como em Portugal.
Em Espanha o surpreendente Girona lidera com 41 pontos, o Real Madrid soma 39 e mais atrás aparecem Barcelona e Atlético de Madrid (34 pontos).
Em Itália também há dois pontos a separar Inter Milão e Juventus, com o AC Milan já a nove pontos do vizinho e líder.
Na Alemanha o Bayer Leverkusen lidera com 36 pontos, mais quatro do que o Bayern Munique e mais cinco do que o Estugarda.
Também há quatro pontos a separar o líder francês PSG do Nice, segundo classificado.
O Union St. Gilloise tem uma margem maior na Bélgica: 41 pontos contra os 35 do Anderlecht.
Mas o grande “fosso” é mesmo nos Países Baixos: o PSV tem mais 10 pontos do que o Feyenoord. E ainda nem chegaram ao fim da primeira volta.
[sc name=”assina” by=”Nuno Teixeira da Silva, ZAP” ]
Deixe um comentário